ASN CE Atualização
Compartilhe

IBGE: Comércio do Ceará cresce 18,5% em um ano e tem a melhor recuperação do Brasil

Os números integram a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Cenário positivo para o Estado: as vendas do comércio varejista no Ceará apresentaram crescimento de 3,1% na passagem do mês março para abril. O aumento representa o quarto maior crescimento do País para o período e faz com que o comércio do Estado contabilize um crescimento de 18,5% em um ano, comparando abril de 2021 e 2022, que representa a maior taxa registrada no Brasil.

Os números integram a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã da última sexta-feira, 10 de junho. O desempenho satisfatório do comércio cearense apresenta forte influência da venda de tecidos, artigos de vestuário e calçados. Em abril deste ano, tal grupo de itens registrou alta de 113,1% com relação ao computado em igual período do ano passado.

No mês de março, usando a mesma dinâmica de comparação, a alta foi de 302,8%. A venda de livros, jornais, revistas e artigos de papelaria também registra alta significativa no Estado. Em abril deste ano o crescimento registrado foi de 94,8% com relação a abril de 2021. Produtos do gênero começaram o ano com queda de 15,1% nas vendas no Ceará, porém, aumentaram 273,8% em março.

O comércio de artigos de uso pessoal e doméstico registrou alta de 32,9% no Ceará em abril deste ano, sendo o terceiro maior crescimento do setor no Estado para o período, seguido pelo aumento de 22% na venda de móveis e eletrodomésticos.

BRASIL

Na comparação com março, o volume de vendas do varejo foi positivo em 19 dos 27 estados brasileiros. Frente a abril de 2021, houve predomínio de taxas positivas, com alta no fluxo de vendas em 23 das 27 unidades da Federação. No Brasil, os destaques do aumento de vendas foram artigos de tecidos, vestuário e calçados com alta de 33,9%, seguidos pelo comércio de combustíveis e lubrificantes com crescimento de 9,7%.

  • Ceará
  • Cenário
  • Crescimento
  • Desempenho
  • Varejo