ASN CE Atualização
Compartilhe

Sertão Central recebe lançamento da Agenda LIDER

A iniciativa do Sebrae/CE e das lideranças locais visa contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável da região
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Uma noite de festa marcou o lançamento da Agenda de Desenvolvimento Territorial do Sertão Central 2023 – 2033, realizado na última quinta-feira (16), na Praça da Juventude em Quixeramobim. A Agenda, que é a sétima a ser lançada no estado, é fruto das ações do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, iniciativa do Sebrae que visa mobilizar e engajar líderes locais, capacitando-os para atuarem de forma estratégica na promoção do desenvolvimento sustentável regional.

O evento de lançamento reuniu mais de 500 pessoas da região, entre lideranças empresariais e da sociedade civil, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, gestores de instituições públicas, entidades de classe e parlamentares dos municípios do Sertão Central. Entre os presentes estavam o superintendente e o diretor técnico do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo e Alci Porto e o articulador do Sebrae/CE no Sertão Central, Cleverson Carlos.

Também estiveram na solenidade, os conselheiros da instituição, Dalvani Mota, presidente da Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas (Femicro) e Amilcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC). Os gestores públicos foram representados pelo vice-prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, que destacou o papel do Sebrae/CE como agente de promoção do desenvolvimento para a região do Sertão Central.

Já o superintendente Joaquim Cartaxo, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo programa LIDER, que prepara as lideranças locais para contribuir com o desenvolvimento regional. Segundo ele, o programa se conecta com a estratégia da instituição, que conta ainda com ações de melhoria do ambiente de negócios nos municípios, capacitação dos empreendedores, estímulo à educação empreendedora entre os jovens e a inovação dos negócios nos territórios cearenses.

“Tudo isso contribui para que os municípios e os territórios se desenvolvam cada vez mais, gerando emprego, renda e melhoria da condição de vida e trabalho dos cearenses”, destacou Cartaxo. Após a fala do diretor do Sebrae/CE, os líderes participantes do processo de elaboração da Agenda do Sertão Central subiram ao palco para destacar os eixos estratégicos pactuados como fundamentais para o desenvolvimento da região, que são o Turismo, o Agronegócio e a Tecnologia e Inovação.

Para chegar ao lançamento do programa no Sertão Central, foram realizados nove encontros entre o Sebrae e os líderes, sendo estabelecidas 32 metas para o desenvolvimento do território. Durante o processo, participaram 9 dos 14 municípios da região, constituindo um grupo de 42 líderes do poder público, iniciativa privada e terceiro setor. Entre os municípios representados estavam Quixeramobim, Quixadá, Solonópole, Milhã, Senador Pompeu, Mombaça, Pedra Branca, Boa Viagem e Madalena.

Além do lançamento da Agenda, também foi realizado o lançamento da Agência de Desenvolvimento Econômico do Sertão Central Cearense (ADESCC), a primeira do estado a ser formalizada durante o lançamento da Agenda LIDER, que terá, entre suas atribuições, a missão de levar adiante as ações planejadas para a região. Também foi dada posse a André Ricardo, como o primeiro presidente da ADESCC.

Encerrando a solenidade, o articulador regional do Sebrae/CE, Cleverson Carlos destacou a importância da união das lideranças para o sucesso deste trabalho. “Todos aqui são de algum município, mas todos estão juntos pelo desenvolvimento do Sertão Central”.