ASN CE
Compartilhe

Sebrae em Iguatu promove Workshop de Cooperação para o Desenvolvimento

O encontro também foi importante para fomentar um ambiente favorável à inovação, incentivando o empreendedorismo, à criatividade
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O Escritório Regional do Sebrae/CE na Região Centro Sul realizou, em Iguatu, o Workshop de Cooperação para o Desenvolvimento, que está integrado ao Ecossistema Local de Inovação da Região. Ao todo, 50 atores estiveram presentes além dos integrantes da Comunidade Asa Branca. Dentre eles, professores de Instituições de Ensino Superior e Técnico (pública e privada), universitários representando a URCA, FASC, IFCE, UNIPLAN, UNIVS, UNIFOR, EEEP Alfredo Nunes, EEEP Amélia Figueiredo, EEEP RITA Nunes, CVT, SENAC, empresários do segmento da Saúde, Comércio Varejista, Agente de Desenvolvimento de Icó e uma representante da ADESCE (Associação de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Suassurana)

Durante o Workshop foram definidas estratégias e ações a serem executadas em parceria com os setores de educação, saúde e agricultura, com o objetivo de promover a colaboração e a inovação na busca de soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pela Região Centro Sul. O Workshop marcou a continuidade do programa ELI (Ecossistema Local de Inovação). Durante o debate, foram estabelecidas as ações que serão implementadas pelos atores do Ecossistema durante o ano.

De início, o empresário José Roberto O. de F. Junior, do segmento Comércio Varejista, apresentou os pilares principais do Ecossistema de Inovação, instigando os demais atores a pensarem em iniciativas que possam ser desenvolvidas e implementadas. Em seguida a consultora Tatiane Betat apresentou a temática primordial do workshop “Cooperação para o Desenvolvimento”, com o objetivo de que os presentes buscassem soluções para a Região Centro Sul.

O encontro acabou ajudando a solucionar as mais diversas problemáticas pertinentes à Região e estimulou os participantes a disseminarem ações, experiências e boas práticas viáveis para serem implementação posteriormente. Além disso, ao entender e fortalecer o ecossistema de inovação local, foi possível identificar oportunidades de colaboração entre empresas, instituições de pesquisa, governo e comunidade, facilitando o surgimento de soluções inovadoras para desafios locais e globais. Também foi importante fomentar um ambiente favorável à inovação, incentivando o empreendedorismo, a criatividade e o investimento em pesquisa e desenvolvimento.