Lideranças do bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, estiveram reunidas na última semana para discutir as potencialidades e desafios da comunidade, bem como, falar sobre as oportunidades e necessidades de políticas públicas para o local. O encontro faz parte do processo de elaboração de um plano de ação para o Polo Criativo do Conjunto Ceará, fruto da parceria entre o Sebrae/CE e a comunidade local.
Como parte das atividades, já foi realizado um diagnóstico sobre o território. A partir desses dados levantadas e dessa reunião foram definidas as seguintes atividades: Criação de um banco de dados georreferenciados e uma plataforma interativa; Formação de comitê gestor; Implementação e apoio a projetos do território; Buscar promover a integração do território do Conjunto Ceará às políticas e programas de desenvolvimento social e a Avaliação dos resultados.
De acordo com a gestora de Economia Criativa do Sebrae/CE, Cattleya Guedes, a proposta deste plano de ação está sendo construída a partir de um diálogo entre os atores locais e o Sebrae, com o intuito de fomentar o desenvolvimento econômico, em especial a partir dos negócios criativos do bairro.
Para isso, segundo ela, o Sebrae/CE contratou uma consultoria que está acompanhando este processo. A gestora destaca ainda que todo este trabalho segue a metodologia que faz parte do Projeto Nordeste de Economia Criativa, iniciativa das nove unidades estaduais do Sebrae no Nordeste e do Sebrae Nacional voltada para o fortalecimento e o desenvolvimento dos negócios criativos na região.