O Ecossistema de Inovação da Ibiapaba veio a Fortaleza, em missão técnica, para explorar os bastidores de instituições de ponta como o SebraeLab, do Sebrae/CE, a entidade governamental CriarCE e a instituição privada Cordel Hub, antiga BS Innovation Hub.
Tendo à frente a analista do Escritório do Sebrae/CE na Ibiapaba, Márcia Caroline e com a participação de representares de Universidades particulares, Institutos federais, Salas do Empreendedor, Agência LIDER, Fortib, consultores e governo municipal, a comitiva começou a programação.
Já o Sebrae Lab, espaço mantido pelo Sebrae/CE, na sua sede na Avenida Monsenhor Tabosa, integra a estratégia do Ceará Habitats de Inovação e abriga as iniciativas realizadas pelo Sebrae/CE no apoio aos ecossistemas e fomento às startups e games.
No caso do Cordel Hub, trata-se de um hub de inovação e aceleração que tem como objetivo oferecer soluções disruptivas para grandes empresas. Integrando a iniciativa privada, foca no fortalecimento do ecossistema de inovação, unindo os diversos atores que nele atuam. A visita técnica foi encerrada com os participantes celebrando os exemplos práticos de ideias de negócios inovadores vivenciados, além da oportunidade de interagir, tirar dúvidas, e trocar experiências, que são importantes vivências para o Ecossistema de Inovação da Ibiapaba.
RESULTADOS
E toda essa movimentação em torno do Ecossistema de Inovação já está gerando frutos: acabou de ser criada a comunidade Ibiapaba Valley, que já tem até página oficial no Instagram.
As comunidades de Inovação são grupos de empreendedores que atuam ou querem atuar na área e que estão abertos a novas ideias e projetos que envolvam o compartilhamento entre empresas e indivíduos.
Em resumo, são comunidades que buscam uma nova forma de aprender em conjunto. Os indivíduos que integram essas comunidades são pessoas inovadoras, empreendedoras e criativas.
-