ASN CE
Compartilhe

Sebrae/CE recebe encontro da Academia Cearense de Economia

Este foi o primeiro de uma série de encontros que ocorrerão durante todo o ano para discutir temas relacionados à economia local, regional e brasileira.
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O Sebrae/CE recebeu na manhã desta quarta-feira (28) o primeiro encontro de 2024 da Academia Cearense de Economia. Criado em 2022, o colegiado reúne 20 acadêmicos com trajetórias de grande contribuição para a economia do Ceará e histórico de colaboração com os setores público e privado, em áreas como pesquisa, docência, planejamento e gestão.

Este foi o primeiro de uma série de encontros que ocorrerão durante todo o ano para discutir temas relacionados à economia local, regional e brasileira. De acordo com o presidente da Academia, Lauro Chaves Neto, a programação, que será realizada mensalmente, faz parte de uma parceria com o Sebrae/CE. “Em cada um destes encontros, um dos economistas integrantes da Academia irá apresentar um tema para ser discutido com os demais acadêmicos”.

A primeira reunião contou com a presença do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, que destacou a importância dos encontros para a reflexão em torno da temática do desenvolvimento econômico. “A Academia pode dar uma contribuição significativa no debate público sobre o papel dos pequenos negócios para a economia brasileira e para a geração de emprego e renda no país”.

O encontro contou ainda com a palestra do tributarista e acadêmico Sérgio Silveira de Melo, que falou sobre Reforma Tributária e redução do ICMS. Para o economista Célio Fernando, responsável pela programação de debates da Academia, a ideia é que esses encontros possam ajudar na construção de soluções e na apresentação de propostas plurais em torno de temas econômicos da atualidade.

“Em um mundo cada vez mais polarizado, a Academia pretende, com estes encontros mensais, trazer uma pluralidade de visões sobre a economia local, regional e global, pois aqui temos 20 acadêmicos com ideias, visões, formações e experiências diferentes”, destaca Célio Fernando.

Sergio Silveira Melo

Tributarista. Graduado em Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Especialista em auditoria analítica pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ. Foi auditor independente com registro na Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Foi Professor universitário da Universidade Gama Filho-RJ, Sociedade Universitária Augusto Mota-RJ e ESAD – Escola Superior de Administração e Negócios da FGV. Fundador do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (1986) e presidente por 3 (três) gestões. Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF de 2011 a 2013. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Fomento Comercial – ANFAC. Coautor do livro Plataforma Para o Desenvolvimento Industrial Cearense – FIEC – 2020. Coautor do Livro “Tributação em Foco: A opinião de quem pensa, faz e aplica o Direito Tributário” – Volume 2 – Ed. FocoFiscal, 2015. Coautor do livro “Contabilidade para Administradores” (ed. APEC – 1973). Foi membro do 3º Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda de 1994 a 2001. Membro do Grupo de Estudos Tributários do Conselho Federal de Contabilidade. Árbitro do Juízo Arbitral da Bolsa Brasileira de Mercadorias. Atuou como gerente setorial do Setor de Pescado do Programa Especial de Exportação – PEE da CAMEX-MDIC. Membro do Conselho de Competitividade da Agroindústria do Plano Brasil Maior (Presidência da República). Membro do Conselho Consultivo da Thomson Reuters FISCOSoft. Sócio e fundador do Grupo SM

Academia Cearense de Economia

Presidente: Lauro Chaves Neto

Vice-presidente: José Maria Porto Magalhães Sobrinho

Secretário: Ricardo Aquino Coimbra

Diretor: Ricardo Eleutério Rocha

Conselho Superior: Luiz de Gonzaga Fonseca Mota, Pedro Sisnando Leite e Raimundo Francisco Padilha Sampaio

Acadêmicos e patronos

Adriano Sarquis Bezerra de Menezes (Rui Barbosa)

Alci Porto Gurgel Júnior (Tomás Pompeu de Sousa Brasil Neto)

Célio Fernando Bezerra Melo (Delmiro Gouveia)

Firmo Fernandes de Castro (Ari de Sá Cavalcante)

Henrique Jorge Medeiros Marinho (Cláudio Ferreira Lima)

Jair do Amaral Filho (José Dias de Macêdo)

José Maria Porto Magalhães Sobrinho (Francisco Ivens de Sá Dias Branco)

Lauro Chaves Neto (Barão de Camocim – Geminiano Maia)

Luís Eduardo Fontenelle Barros (Djacir Menezes)

Luiz de Gonzaga Fonseca Mota (Nilson Holanda)

Mônica Alves Amorim (Bárbara de Alencar)

Monica Clark Nunes Cavalcante (João Parente)

Paulo Roberto Pinto (Martins Filho)

Pedro Jorge Ramos Viana (Demócrito Dummar)

Pedro Sisnando Leite (José Nicácio de Oliveira)

Raimundo Francisco Padilha Sampaio (Virgílio de Moraes Fernandes Távora)

Ricardo Aquino Coimbra (Edson Queiroz)

Ricardo Eleutério Rocha (Celso Furtado)

Sérgio Silveira Melo (João Gonçalves de Sousa)

Silvana Maria Parente Neiva Santos (Rachel de Queiroz)