ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE integra Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo para população LGBTI+

O Sebrae/CE está entre as 14 entidades que sugerirão e implementarão as ações do Comitê
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Garantir a inclusão e proteção da população LGBTI+ com oportunidades de trabalho e renda. Esse é o objetivo do Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+, criado pelo governador Elmano de Freitas, por meio da assinatura de decreto, na manhã desta segunda-feira (14), em solenidade realizada no Palácio da Abolição. Também estiveram presentes a vice-governadora Jade Romero, a secretária da Diversidade do Ceará, Mitchelle Meira, e outras autoridades.

Abrindo o evento, a secretária Mitchelle Meira ressaltou os esforços que têm sido feitos para superar as barreiras que ainda impedem a inclusão no mercado de trabalho. “Mais que o combate à violência, nós temos que tirar da vulnerabilidade, atuar no empreendedorismo e empregabilidade, para que as pessoas tenham oportunidades”, disse

Já o governador destacou que o Comitê representa cidadania e igualdade para pessoas que são invisibilizadas pelo preconceito. “Nós temos que ser capazes de criar políticas públicas que garantam oportunidade a essa população. O que eu espero é que, por meio do Comitê, a gente possa construir ideias e políticas, bem como estimular as empresas do Ceará para oferecer maior número de emprego para a população [LGBTI+]”, afirmou.
O COMITÊ

O Comitê, que será vinculado à Secretaria da Diversidade, é composto por 14 entidades da sociedade civil, poder público e setor privado, como o Sebrae/CE. A iniciativa também faz parte da campanha Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia, lançada em junho pelo Governo do Estado.

Será formado pelas Secretarias da Diversidade e do Trabalho; Ministério Público do Trabalho – Ceará; Superintendência Regional do Trabalho no Ceará; Defensoria Pública do Estado do Ceará; Instituto de Desenvolvimento do Trabalho; Instituto João Carlos Pães Mendonça; Sebrae/CE; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará; Sistema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Rede Trans Brasil; Associação Beneficente Madre Maria Villac; Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH); e Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT.

Entre as competências do colegiado, estão: realizar eventos, estudos, visitas e entrevistas com agentes públicos, sociedade civil e empresas, sobre ações de empregabilidade e empreendedorismo da população LGBTI+; além de elaborar proposta conceitual de documento orientador sobre empregabilidade e empreendedorismo LGBTI+ para o poder público e entidades parceiras. As reuniões ordinárias do Comitê terão periodicidade trimestral.