
Teve início na última quarta-feira (30) mais uma edição da Incubadora de Negócios Enel, iniciativa do programa Enel Compartilha Empreendedorismo, realizada em parceria com o Sebrae/CE. Neste ano, a etapa conduzida pelo Sebrae Regional Metropolitano tem como público 16 artesãos associados à Federação das Cooperativas e Associações de Artesãos do Ceará (FECARCE).
A iniciativa busca contribuir para o fortalecimento dos negócios participantes por meio de conhecimentos e ferramentas de gestão, estimulando o desenvolvimento empreendedor e a sustentabilidade das atividades artesanais.
Ao longo da jornada, os participantes terão acesso a conteúdos voltados ao desenvolvimento empresarial, com orientações que poderão ser aplicadas à realidade de seus negócios, contribuindo para aprimorar aspectos como planejamento, gestão, comercialização e posicionamento no mercado.
Para a analista do Sebrae/CE, Cláudia Jane, levar a Incubadora de Negócios Enel para o segmento artesanal representa também uma oportunidade de ampliar o acesso dos artesãos a conhecimentos de gestão e fortalecer um setor que reúne geração de renda, identidade cultural e empreendedorismo.
Segundo ela, a parceria entre Sebrae e Enel já vem sendo desenvolvida em diferentes territórios do Ceará. “O projeto tem histórico de atuação com pequenos empreendedores, oferecendo capacitação, acompanhamento e, em determinadas edições, capital-semente aos negócios selecionados”.
Artesanato e empreendedorismo
A atuação junto à FECARCE amplia o alcance da iniciativa para um público que tem no artesanato sua atividade econômica. A Federação reúne cooperativas e associações de artesãos do Ceará e já possui histórico de parceria com o Sebrae/CE em ações voltadas ao fortalecimento da cultura empreendedora, à valorização do artesanato e à ampliação de oportunidades de comercialização.
“Essa edição representa uma oportunidade de aproximar ainda mais o Sebrae dos artesãos, levando conhecimentos de gestão para quem transforma sua habilidade e sua identidade cultural em negócio. Queremos contribuir para que esses empreendedores possam olhar para suas atividades também a partir da perspectiva da gestão e do mercado”, destaca Cláudia Jane Gomes.
A nova turma integra a estratégia de atuação do Sebrae/CE e da Enel para promover o desenvolvimento de pequenos negócios e ampliar oportunidades de geração de renda no Ceará.
