-
Cerca de 16 empreendedores rurais dos municípios de Cariús, Jucás, Iguatu e Orós, além de técnicos do Sebrae na Região e Agentes Locais de Inovação Rural, participaram da visita técnica ao Tabuleiro de Russas, atendido pelo programa Agronordeste.
A programação teve início com a realização do Encontro do ALI Rural, onde todos aproveitaram para a troca de experiência e para conhecer as novas tecnologias de produção, voltadas para a utilização de bioinsumos, além de conhecerem novas variedades de plantio, preparo do solo e uso inteligente da área a ser cultivada.
Ao todo, foram realizadas visitas a sete propriedades com diversas culturas, sendo elas: Açaí, Acerola orgânica, Banana, Goiaba, Coco anão e Mamão, além da visita a um consórcio onde é cultivado Caju associada à macaxeira e feijão.
Todas as propriedades visitadas já adotam práticas sustentáveis. Além das novas práticas, a visita serviu para fortalecer a governança do setor produtivo, que precisa cada vez mais se organizar para ganhar competitividade no mercado.
De acordo com a estratégia de atuação do regional, a fruticultura é uma atividade importante na região Centro Sul e está sendo priorizada no programa Agronordeste, que visa trabalhar ações de inovação e tecnologia, gestão do negócio e mercado, possibilitando um desenvolvimento sustentável da atividade na região.
O Agronordeste atualmente trabalha a fruticultura nos quatro municípios. A ideia da visita foi, além de estimular a troca de experiências, conhecer as novas práticas com foco na sustentabilidade e agregação de valor à produção.