Descubra Icapuí. Paraíso localizado no litoral leste do Ceará, o município lançou nacionalmente sua primeira campanha de promoção turística durante a Brazil Travel Market (BTM), um dos maiores eventos B2B de turismo do Brasil e o maior evento especializado em turismo do Norte e Nordeste, realizado na última semana no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A ação tinha o objetivo de posicionar e fortalecer a imagem de Icapuí como um destino imperdível, valorizando seus atrativos naturais e culturais para atrair turistas que buscam experiências autênticas.
O lançamento da campanha para agentes e operadores de todo o Brasil aconteceu em conjunto com a capacitação da Rota das Falésias: roteiro turístico integrado que conecta as cidades do litoral leste cearense e que tem, em Icapuí, uma das maiores diversidades naturais do roteiro.
De acordo com a articuladora regional do Sebrae/CE no Litoral Leste, Ana Carla Luna, o município cearense busca se posicionar com uma proposta diferenciada para quem busca tranquilidade em contato com uma natureza rica e preservada, em áreas de proteção ambiental, com animais raros e ameaçados de extinção, além de diversas atividades em contato com os saberes e fazeres das comunidades. “A ideia é mostrar um lugar em que luxo é ser sustentável e que preza por desenvolver o turismo de forma responsável”.
A campanha Descubra Icapuí foi desenvolvida pela Prefeitura Municipal em parceria com o Sebrae/CE, por meio da empresa Ori Brazil, e utiliza imagens que ressaltam o charme, a cultura e a diversidade de cenários e cores, paisagens e ecossistemas, além das muitas experiências que o destino pode oferecer. Ela também inclui uma série de ações voltadas para o engajamento digital, para alcançar um público nacional e internacional que valoriza destinos sustentáveis e experiências de turismo responsável, pelo instagram @descubraicapui.
Durante o evento de lançamento, a secretária de Cultura e Turismo de Icapuí, Riana Rocha, enfatizou a riqueza, diversidade e versatilidade do destino. “Icapuí é um refúgio que combina natureza exuberante, cultura local e hospitalidade, sendo ideal tanto para quem busca sossego e descanso quanto para os amantes de esportes náuticos”, afirmou. Rocha também ressaltou que a cidade tem se estruturado para receber cada vez mais turistas, investindo em novos equipamentos turísticos e capacitações de seus empreendedores locais, preparando-os cada vez mais para o relacionamento direto com o mercado.
Além do lançamento nacional para os agentes de viagens, a campanha contará com um lançamento para o trade local durante o II Seminário Inspira Turismo, e seguirá com a disponibilização de materiais promocionais em plataformas digitais, participação em feiras de turismo e colaborações com influenciadores e agências de viagem. A iniciativa faz parte do esforço contínuo de Icapuí para se posicionar como um destino de destaque no cenário turístico nacional, e de extrema relevância no mix de atrativos ofertados da Rota das Falésias.