ASN CE Atualização
Compartilhe

Escritório Itapipoca do Sebrae/CE realiza encontro com grupos de Artesanato da Região

O objetivo foi esclarecer, trocar experiências e divulgar a produção artesanal da Região de Itapipoca
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Com a participação de representantes de CeArt e da gestora estadual do Programa de Economia Criativa do Sebrae/CE, Catlleya Guedes, o Escritório Regional Itapipoca do Sebrae/CE realizou o I Encontro dos Grupos de Artesanato da Região. Durante a reunião, os artesãos puderam participar de uma dinâmica de aproximação, compartilhar experiências e conhecer novas oportunidades de mercado.

A programação contou, inicialmente, com uma palestra da CeArt, onde os grupos receberam esclarecimentos do processo necessário para que eles possam se formalizar dentro do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, que tem como objetivo coordenar e desenvolver atividades que visem a valorização do Artesanato nacional. Além disso, a CeArt explicou, detalhadamente, os critérios para que os grupos possam se tornar fornecedores da própria Central de Artesanato.

CASO DE SUCESSO

Além da parte técnica e de esclarecimento sobre a possibilidade de acesso a novos mercados, a programação contou, ainda, com uma palestra da empreendedora Graciele Sousa, proprietária de uma loja colaborativa em Caetanos, município de Amontada.

Na oportunidade, Graciele compartilhou a sua experiência na montagem do espaço que começou embaixo de um cajueiro e hoje já possui uma concorrida estrutura física conhecida em toda a Região. Em poucas palavras, ela mostrou que é possível conseguir bons resultados a partir de uma boa rede de parceiros. Ela, inclusive, ressaltou que essa iniciativa valorizou o trabalho das artesãs cuja peças, antes vendidas por 90 reais, hje chegam a ser comercializadas por até 400 reais.

DESFILE

Após as palestras, o Grupo Agrupart, de Trairi, promoveu um breve desfile da sua nova coleção, com peças versáteis que podem ser usadas de várias maneiras, o que inspirou os demais grupos presentes.

Ao final, os grupos mostraram suas peças e acabou sendo promovida uma Rodada de Negócios, onda a CeArt e a Loja Colaborativa Caetanos Moda Artesanal puderam conhecer mais sobre o artesanato da Região.

Para a gestora Cláudia Jane Gomes, responsável e idealizadora do evento, “todas as expectativas foram atendidas. “Essa troca de conhecimentos e experiências fortalece o artesão, que está sempre aberto a novas possibilidades e oportunidades. Inclusive, todos os participantes já estão ansiosos por um novo encontro”.

Segundo a visão do articulador Jacob Bandeira, “iniciativas como essas não só valorizam e reconhecem o produto, a capacidade e qualidade dos artesãos da Região, como também abrem oportunidades de mercado e troca de experiências entre os envolvidos”.