ASN CE Atualização
Compartilhe

Começa neste domingo a Expoece 2023

Desde 1954, a Expoece faz parte do calendário de eventos tradicionais de Fortaleza
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Com mais de cinco mil animais, a 67ª edição da Expoece, será realizada de 12 a 19 de de novembro, no Parque de Exposições Governador César Cals, no Bairro São Gerardo em Fortaleza.

Considerada a maior exposição agropecuária do Ceará e uma das três maiores da região Nordeste, em número de animais, o evento, promovido pela Associação de Criadores do Ceará (ACC), prevê a exposição de animais de vários estados brasileiros, incluindo aves, bovinos, caprinos, equinos e ovinos, em número que deve superar o da exposição de 2022, quando quatro mil animais foram expostos.

Além da quantidade de animais, a Expoece mesclará tradição com modernidade e apresentará as tendências mais recentes de feiras do segmento da agropecuária.

A responsabilidade social também integra a programação, com projetos de assistência animal no campus da UFC no Pici e no bairro de Sapiranga, onde será realizada a 2ª Feira de Adoção Pet.

Outro destaque será o “ranch sorting” (classificação de rancho), uma prova equestre que replicará o trabalho diário de uma fazenda de separar o gado de um curral para outro.

Além disso, a Expoece incluirá vários concursos de raças, como o nacional das bovinas Jersey e Pardo Suíço, sendo esta última avaliada por um juiz norte americano; o nordestino do cavalo Mangalarga; e o julgamento ranqueado das raças Santa Inês (ovino) e da Anglo-Nubiano (caprino).

A Expoece 2023 tem o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, da Enel e do Banco do Nordeste.

Desde 1954, a Expoece faz parte do calendário de eventos tradicionais de Fortaleza. Mais do que uma oportunidade de networking para criadores do Ceará e de outros estados, a exposição reunirá gerações de famílias que têm a oportunidade de entrar em contato com as raízes do campo sem sair da capital cearense.