ASN CE
Compartilhe

16º Festival da Sardinha celebra gastronomia, arte e cultura com chefs e atrações musicais na Caponga

O evento será realizado de 28 a 30 de novembro com entrada gratuita mediante 1kg de alimento não perecível
Por Com informações da Assetuc
ASN CE
Compartilhe

Um dos eventos mais tradicionais do litoral cearense, o Festival da Sardinha, Gastronomia, Arte e Cultura no Litoral de Cascavel, retorna para sua 16ª edição nos dias 28, 29 e 30 de novembro, na Praia da Caponga. O festival, que promove a valorização da gastronomia local, cultura e turismo, terá uma programação repleta de atrações, incluindo shows nacionais e uma série de atividades para toda a família.

O festival é uma realização da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (Assetuc), com o apoio do Sebrae/CE. A entrada no evento é gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

“O Festival da Sardinha é uma oportunidade de enaltecer a cultura, a gastronomia e os talentos da nossa região. Há quase duas décadas, temos promovido o desenvolvimento sustentável e construído um legado cultural que fortalece a comunidade e inspira futuras gerações”, destaca Katiuce Rodrigues, coordenadora do evento.

Gastronomia e arena de empreendedorismo

A atração central do festival é a sardinha, ingrediente-base dos diversos pratos que serão comercializados na arena de gastronomia, onde chefs e cozinheiros locais criarão receitas especiais. A arena, dividida em espaços para expositores do setor alimentício como restaurantes, barracas de praia e lanchonetes.

O público poderá acompanhar de perto o concurso de gastronomia, onde uma comissão deve avaliar pratos criativos com a sardinha como ingrediente principal. Além disso, os visitantes poderão prestigiar apresentações ao vivo, em que chefs convidados revelam receitas especiais e técnicas de preparo.

O festival também promove uma competição entre pescadores da região, valorizando as tradições culturais e ressaltando a importância da pesca sustentável. Os peixes capturados durante a competição serão utilizados no preparo dos pratos que compõem a arena gastronômica do festival.

Programação musical 
Durante o festival, o público poderá desfrutar de uma programação musical diversificada, com atrações regionais e shows gratuitos:

Dia 28 de novembro (quinta-feira)
– Abertura da Arena de empreendedorismo e gastronomia, com praça de alimentação e expositores locais.
– Premiações dos concursos e apresentações culturais regionais, a partir das 18h.

Dia 29 de novembro (sexta-feira)
Shows com:
– Banda Reite
– Laninha Show
– Forró Real

Dia 30 de novembro (sábado)
Shows com:
– Forró da Boa
– Caninana
– Alanzim Coreano

Oficinas e capacitações
Durante o mês de novembro, o Festival da Sardinha mobilizou a comunidade local com ações que antecedem o grande evento. Entre elas, estão formações de higiene, manipulação e preparo de alimentos, qualidade no atendimento ao cliente e um seminário sobre meio ambiente. Além das capacitações, uma oficina de gastronomia à base de sardinha e frutos do mar foi disponibilizada para dar apoio especializado na montagem e apresentação dos pratos que participarão do concurso de gastronomia.

Concurso de desenho infantil
Também foi realizado o tradicional concurso de desenho, atividade que busca envolver crianças do Ensino Fundamental do distrito de Caponga, Cascavel (CE), incentivando a criatividade e a valorização das tradições locais. Com o tema “Mãos que Fazem o Turismo Acontecer”, a iniciativa homenageia trabalhadores que impulsionam o turismo na região. Os desenhos selecionados serão exibidos nas redes sociais e em uma exposição durante o festival, com premiações para os destaques no dia 28/11, a partir das 18h.

Serviço
16º Festival da Sardinha, Gastronomia, Arte e Cultura no Litoral de Cascavel
Data: 28 a 30 de novembro de 2024
Local: Praia da Caponga, Cascavel (CE)
Redes sociais: @festivaldasardinhacaponga