60 artesãos e comunidades artesanais estão participando de uma Rodada Internacional de Negócios, nos dias 27 e 28, como parte da programação da 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), que está acontecendo no Centro de Eventos. A rodada é fruto de uma parceria entre o Sebrae, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Programa Nacional do Artesanato (PAB).
Estes artesãos estão tendo a oportunidade de apresentar seus produtos para compradores internacionais de países como China, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Áustria, EUA, Japão e Jordânia. De acordo com a gestora de Economia Criativa do Sebrae/CE, Cattleya Guedes, a iniciativa faz parte dos esforços para projetar o artesanato brasileiro no cenário internacional, sobretudo no mercado de decoração. “A ideia é proporcionar a estes artesãos a oportunidade de conquistarem novos mercados a partir deste contato com os compradores selecionados pelo Sebrae e Apex Brasil”.
Como parte da rodada, o grupo de compradores internacionais também realizou visitas técnicas para conhecer de perto a produção artesanal cearense. O grupo visitou o Centro das Rendeiras da Prainha, em Aquiraz, a Central de Artesanato do Ceará (CEART) e o Estúdio Alumiar Design, espaço em Fortaleza que desde 1998 se dedica à criação de luminárias artesanais.
Exposição
Além do apoio na rodada de negócios, o Sebrae/CE também está possibilitando que 38 artesãos e grupos artesanais do estado possam expor em um estande da instituição na Fennace. Os artesãos foram selecionados por meio de edital público, com prioridade para aqueles que tenham participado dos programas de capacitação e atendimentos desenvolvidos pelo Sebrae no Ceará.
Para Cattleya, a participação no evento ajuda no processo de dar mais visibilidade ao trabalho produzido nas comunidades cearenses. “A Fennace é uma grande vitrine para esses artesãos. É um momento onde estes artesãos podem mostrar a riqueza e a qualidade do artesanato produzido em todas as regiões do Ceará”.
Fennace
A 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) segue até o dia 1º de outubro no Centro de Eventos do Ceará, reunindo artesãos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal e se consolidando como uma das maiores feiras brasileiras do setor.
O evento conta com uma ampla programação de palestras, gastronomia e a realização de oficinas de artesanato, promovendo a troca de experiências, de técnicas e de saberes entre os artesãos e o público visitante. A Fenacce é aberta ao público, com entrada mediante a doação de 2kg de alimentos.
Serviço
Fenacce – Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará
Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz
Data: Até 1º de outubro
Entrada Solidária: Doação de 2 kg de alimentos
Mais informações: www.fenacce.com.br / Instagram @fenacce