ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE assina parceria para execução do Programa Tauá Empreendedor

O programa irá trabalhar oito eixos de atuação, da Gestão pública aos pequenos negócios e permissionários e Mulher empreendedora
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Com a presença do Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, do governador Elmano de Freitas, da Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, do diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, além de representantes do mundo político como a senadora Augusta Brito, deputados federais e estaduais, prefeitos e lideranças políticas do Estado, foram assinados, na última sexta-feira, 25/08, vários convênios, programas e termos de parceria de interesse da Região dos Inhamuns e Sertões de Crateús.

A solenidade aconteceu no Parque de Exposição de Tauá e teve, na parte de incentivo ao empreendedorismo, a assinatura do Termo de parceria para execução do Programa Tauá Empreendedor.

O termo foi assinado pela prefeita Patrícia Aguiar, pelo diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto e pelo governador Elmano de Freitas. O programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Tauá em parceria com o Sebrae/CE com o objetivo de orientar, capacitar e formalizar empreendedores, além de estimular negócios inovadores no município.

Com investimento total no valor de R$ 2.103.600,00, o programa irá trabalhar oito eixos de atuação: Gestão pública, Comércio varejista, pequenos negócios e permissionários, Agronegócio e Sustentabilidade, Mulher empreendedora, Artesanato empreendedor, Turismo e Startups e Inovação.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, o Programa Tauá Empreendedor é uma prova do esforço da instituição em, cada vez mais, interiorizar suas ações. “Um dos objetivos do Sebrae-CE tem sido a descentralização. É ir aonde o empreendedor está. E esse projeto, que lançamos agora, em Tauá, diz muito desse nosso esforço de levar oportunidades e capacitação para todo o Estado”.

PROGRAMAÇÃO

Dando sequência à programação, a prefeita Patrícia Aguiar, o governador Elmano de Freitas e o ministro Waldez Goés inauguraram a primeira etapa do sistema adutor Tauá – Sertão dos Inhamuns, bem como oficializaram o lançamento do programa Rotas da Integração Nacional.
O governador Elmano de Freitas lembrou que tem origens familiares em Tauá e que conhece os desafios de viver no semiárido, daí a importância da adutora para a Região. “Mas eu quero ser justo: estou inaugurando essa obra, mas foi o ministro da Educação, Camilo Santana, que autorizou a construção da adutora”, lembrou o governador. Ele fez um balanço de sua gestão e destacou que quer levar benefícios para todo o Estado. A adutora vai atender a 61 mil pessoas dos municípios de Tauá, Parambu e Catarina.

Já o ministro Waldez Góes falou sobre a importância de estimular os pequenos empreendedores. “O dinheiro tem que chegar ao pequeno porque essa é uma determinação do presidente Lula. Os arranjos produtivos locais fazem parte dessa estratégia, porque cria as condições de gerar renda e estimular as cadeias produtivas. A missão do Ministério é reduzir as desigualdades regionais”, concluiu o ministro.

-