ASN CE
Compartilhe

Com o apoio do Sebrae/CE, Sebrae/PI implementará o Programa Selo de Qualidade em 2025

Este ano, o programa cearense também deve beneficiar empresas dos estados do Maranhão e Sergipe
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O Selo de Qualidade Empresarial é uma ação consolidada do Sebrae/CE que há cerca de três décadas vem contribuindo para a melhoria das atividades e competitividade das empresas do setor de Serviços do Ceará. Agora, a iniciativa começa a ampliar seus horizontes, servindo de exemplo para unidades do Sebrae de outros estados.

É o caso do Sebrae/PI, que na última semana recebeu a visita do articulador da Unidade de Competitividade do Sebrae/CE, Silvio Moreira, para apresentar a metodologia do programa cearense. Participaram do encontro, o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, a gestora da Unidade de Competitividade e Inteligência de Negócios do Sebrae no Piauí, Luana Nogueira, além de representantes da Unidade de Relacionamento com o Cliente do estado.

A ideia, segundo Silvio, é que a exemplo do Ceará, o Piauí também possa aplicar a metodologia do Selo de Qualidade Empresarial com as empresas do setor de Serviços do Estado. “O Sebrae/PI deve realizar uma experiência piloto em alguma região do estado e eu sugeri ao diretor Delano que essa experiência pudesse ser com os municípios piauienses que integram a Rota das Emoções”.

De acordo com ele, essa iniciativa ajudaria a qualificar ainda mais a oferta de serviços em todo o roteiro interestadual. “Nós já estamos com o Selo nos municípios cearenses da Rota das Emoções e a nossa expectativa era expandir também para os municípios do Piauí e do Maranhão”.

Além do Piauí, segundo o gestor do Sebrae/CE, também já estão em tratativas para uma iniciativa piloto do Selo também no Maranhão. “Ano passado, o Selo já foi implementado em Aracaju, em Sergipe, e este ano a expectativa é expandir para outros territórios do estado. Também estamos em tratativas para estas experiências pilotos no Piauí e Maranhão, mostrando que o Selo pode ser uma importante ferramenta a serviço da melhoria da competitividade das empresas”.

Silvio ressaltou ainda os resultados obtidos pelo Selo no Ceará que a cada ano se ampliam ainda mais. “Em 2024, mais uma vez, tivemos um recorde de 557 empresas inscritas e 370 contempladas com o Selo, sendo 239 com o Selo Diamante, a mais alta certificação. Estes resultados caminham para tornar o Selo em breve o nosso programa estadual de Competitividade Empresarial”, destaca o gestor.

Selo Qualidade Empresarial

O Selo de Qualidade Empresarial é uma iniciativa do Sebrae/CE que busca estimular a implantação e melhoria de sistemas de gestão nas empresas de serviços, de modo a contribuir para uma maior competitividade, qualidade, inovação e sustentabilidade.

A cada ano, o programa traz melhorias em seu funcionamento. Em 2024, a iniciativa passou a mensurar e avaliar também as práticas de ESG das empresas inscritas, trazendo mais um diferencial de mercado para os setores atendidos. Além disso, também passou a ofertar o Selo Pet Friendly, preparando os pequenos negócios para receber os clientes e seus animais de estimação.

No Ceará, pode participar do programa empresas dos segmentos de Alimentação fora do Lar (restaurantes, serviços de buffet, barracas de praia e bares), de Coworking, de Lazer, Turismo e Eventos (agências de viagens, hotéis, pousadas e organizadoras de eventos), Saúde e Bem-Estar (salões de beleza, academias de musculação e ginástica, serviços de estética, clínicas, laboratórios e farmácias de manipulação) e Transporte (manutenção de veículos e oficinas de automóveis).