A data mais importante para o comércio, o Natal, promete mais um ano aquecer as vendas, se consolidando como a número um para o varejo. De acordo com a Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Natal, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará, mostra potencial de faturamento de R$ 503 milhões no comércio varejista da Capital.
Segundo o levantamento, a compra de presentes neste ano apresenta um crescimento projetado de 12,3% em comparação a 2023, movimentando segmentos relevantes para a atividade varejista, como artigos de vestuário, brinquedos, calçados, supermercados e perfumaria.
A pesquisa mostra que 50,6% dos consumidores desejam comprar algum produto para presentear no Natal, sendo que 60,5% dos consumidores que responderam afirmativamente possuem a intenção de comprar pelo menos três presentes.
Os produtos mais citados na intenção de compra foram:
- Artigos de vestuário e acessórios, citados por 69,2% dos entrevistados
- Brinquedos, citados por 35,6%
- Sapatos, cintos e bolsas (22,1%)
- Cosméticos e itens de perfumaria (18,7%)
- Chocolates e bombons (9,5%)
Comemoração, pagamento à vista e shopping centers
Além dos presentes, a intenção de comemoração é alta, com 73,4% dos entrevistados planejando celebrar a data. A grande maioria (90,8%) pretende realizar as celebrações em casa, com parentes ou amigos. Isso sugere uma forte valorização do ambiente familiar durante as festividades, abrindo oportunidades para negócios relacionados a decoração e alimentos e bebidas para celebrações caseiras.
Quanto ao impacto financeiro, o gasto médio projetado por presente é de R$ 210 e as formas de pagamento preferidas são o pagamento à vista (cartão de débito, PIX ou dinheiro), citadas por 52,5%, e com cartão de crédito (43,3%), indicando disposição para o parcelamento ou uso de benefícios associados (cashback, milhas e pontos em programas de fidelidade).
Os shopping centers são os locais mais citados para as compras, por 45,5% dos entrevistados, seguido do Centro (23,8%), lojas de bairros e galerias (22,9%), supermercados e hipermercados (20,0%) e comércio informal (16,0%). O comércio eletrônico, citado por 11,2% dos entrevistados, será utilizado principalmente para a compra de roupas, brinquedos e calçados.
Com relação à data das compras, a maior parte dos entrevistados – 45,9% – afirma não ter dia certo, mas os finais de semana prometem ser concorridos, com forte movimentação nos sábados (27,0%), sextas-feiras (12,9%) e domingos (10,0%). Além de garantir flexibilidade para operar nos finais de semana, os lojistas devem priorizar a oferta de promoções atraentes, pois os consumidores estão altamente sensíveis às questões de preço, e estratégias promocionais bem planejadas podem ser decisivas para impulsionar as vendas.
Na avaliação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE e vice-presidente da Fecomércio-CE, Cid Alves, segmentos do comércio como o de supermercados, varejista de confecção, eletro e brinquedos, em especial, devem ter um crescimento expressivo acima da inflação neste período. Ele destacou ainda que esse crescimento também deve ser extensivo ao setor de serviço e turismo. “Acredito que Comércio, junto com Turismo e Serviço devem conseguir movimentar algo em torno de R$ 600 milhões na economia cearense neste período”.
Como faturar mais
Para aproveitar o período que se aproxima, é necessário se preparar para as datas e conhecer as melhores estratégias para maximizar as vendas e garantir o sucesso do negócio. Por isso, o Sebrae preparou oito dicas de como ter sucesso nas festas de fim de ano.
- Planeje o estoque
Defina os produtos e/ou serviços que serão seus carros-chefes nas festividades e antecipe os pedidos aos fornecedores.
- Treine a equipe e promova um atendimento de qualidade
Invista na experiência, promova o encantamento e conquiste clientes para além das datas festivas.
- Planeje-se para atuar em horários diferenciados
Neste período, pode ser que seja necessário estender um pouco mais o horário de fechamento das lojas.
- Tenha atrações na loja física e estratégias gamificadas na loja on-line
Pense na decoração da loja (física e virtual). Isso poderá atrair mais clientes.
- Ofereça descontos progressivos e kits com itens que se complementam
É possível promover combos de produtos internos (da própria loja) e com comércios parceiros (externos). Incentive compras maiores e atraia clientes pela percepção de economia.
- Divulgue nas redes sociais e em newsletters para antecipar o interesse do cliente
Invista em ações de marketing e promova campanhas pelas redes sociais. Lembre-se que os dois ambientes precisam de uma atenção redobrada neste momento.
- Personalize os produtos e a venda
Os itens e pacotes podem ser temáticos para diferentes perfis e finalidades. Embalagens especiais também são bem-vindas.
- Fidelize o cliente
Envie mensagens de agradecimento e e-mails pós-compra, apresentando vantagens para o futuro.