ASN CE Atualização
Compartilhe

Pesquisadoras apoiadas pelo Sebrae/CE conquistam segundo lugar no Catalisa ICT Sebrae

A empresa nasceu da união de quatro sócias, daí o 4 W do nome da empresa, que faz referência a 4 Women (quatro mulheres)
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Pesquisadoras cearenses que trabalham no desenvolvimento de soluções inovadoras em dermofitocosméticos e apoiadas pelo Sebrae/CE conquistaram o segundo lugar no Catalisa ICT, uma iniciativa articulada pelo Sebrae e parceiros com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica.

Trazendo para casa o segundo lugar, a 4WBIOTECH tem o diferencial de ser totalmente feminina. A empresa nasceu da união de quatro sócias, daí o 4 W do nome da empresa, que faz referência a 4 Women (quatro mulheres). Além disso, ela tem uma equipe 100% formada por mulheres, três doutoras pesquisadoras da UFC, que começaram participando de uma proposta submetida à primeira edição do programa Centelha CE, que foi o primeiro passo para o surgimento da empresa.

A conquista é particularmente importante porque segundo o Mapeamento das Startups do Ceará, realizado pelo Sebrae/CE no ano passado, evidenciou uma baixa presença das mulheres à frente destes negócios inovadores. Das 440 startups existentes no Estado, apenas 21% eram lideradas por mulheres. Apesar da participação ainda pequena, estas empreendedoras vêm superando as adversidades e conquistando espaço no mercado da inovação.

Participaram da iniciativa projetos de Inovação, programas criados para apoiar startups com projetos de inovação onde até dois sócios das startups precisam ser pesquisadores. Para os vencedores, além dos recursos financeiros, também são previstos capacitações e fomentos para os vencedores.

Tendo a frente o Sebrae e o MCTI, o Catalisa ICT conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap); do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), entre outras entidades.

-