ASN CE Atualização
Compartilhe

Sebrae/CE leva empreendedores de diversas regiões do estado para participar da CEM

O evento, realizado pela Fecomércio, busca incentivar a inovação, a geração de negócios e a capacitação dos atores do setor produtivo da moda cearense
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Com o apoio do Sebrae/CE, 35 empreendedores dos segmentos de moda, acessórios e calçados de diversas regiões do estado estão tendo a oportunidade de expor e comercializar seus produtos durante o Ceará Está na Moda (CEM). Promovido de forma conjunta pelo Sistema Fecomércio Ceará e pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do SESI e SENAI, o evento está reunindo o melhor do comércio e da indústria da moda cearense entre os dias 23 e 25 de abril, no Centro de Eventos, em Fortaleza.

Em um espaço de 375 m², o Sebrae/CE está reunindo empreendedores atendidos em ações da instituição, como os do Polo Calçadista do Cariri, do Polo de Moda Íntima de Sítio Alegre, em Morrinhos, das regiões Metropolitana e do Maciço de Baturité e filiados a sindicatos industriais como o Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas (SindConfecções), Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem (Sinditêxtil) e Sindicato das Indústrias de Calçados de Fortaleza (Sindcalf).

De acordo com o analista da Unidade de Competitividade dos Negócios, Felipe Cidrão, a participação no evento é uma grande oportunidade para os empreendedores ampliarem seus contatos e inserção no mercado. “Durante a CEM estão circulando visitantes, pessoas da indústria da moda de todo o país e compradores nacionais e internacionais, e isso ajuda a dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos empreendedores atendidos em nossos projetos, além da possibilidade de realização de negócios”, destaca o gestor.

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, visitou o espaço da instituição no evento e conversou com empreendedores, onde constatou a satisfação dos mesmos pelos resultados obtidos até o momento. Na oportunidade, Cartaxo reforçou o compromisso da instituição com o fortalecimento dos pequenos negócios que atuam na cadeia produtiva da moda, um dos principais segmentos econômicos do estado.

Para Alexandro Ribeiro, proprietário da marca Desafio na Pele, empresa sediada no Pólo de Moda de Sítio Alegre, a participação no Ceará Está na Moda vem sendo bastante proveitosa, tanto pela realização de vendas como pela prospecção de novos clientes. “Tivemos a oportunidade de participar de rodadas de negócios com compradores nacionais e internacionais. Gostaria de agradecer ao Sebrae pelo apoio e a oportunidade de participar da CEM”.

O mesmo sentimento é compartilhado pela empreendedora Mary Carvalho, da empresa Cor Praiana “Fiquei muito feliz com o convite do Sebrae. A estrutura está sendo maravilhosa, muito adequada ao nosso produto. Há um volume de pessoas passando, criando network e mesmo aquelas que nós não fizemos negócios, elas pegaram nosso contato e com certeza vão nos contatar”.

Yasmin Passos, da empresa Boeing Conceito, do município Aracoiaba, foi outra empreendedora que aproveitou para agradecer ao Sebrae/CE pela oportunidade de participar do evento. ” Essa participação foi muito importante para nós pois tivemos a oportunidade de contactar clientes e de fazer a nossa marca ser conhecida no Ceará e no Brasil inteiro”.

Rodadas de Negócio

Além da presença no stand do Sebrae/CE, os empreendedores também terão a oportunidade de participar de um desfile exclusivo com as empresas atendidas em programas e ações da instituição no estado. Eles também estão participando de rodadas de negócios com compradores nacionais e internacionais, de países como Espanha, Filipinas, Rússia, Emirados Árabes, África do Sul, que estão sendo promovidas pelo Sebrae em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

De acordo com a presidente do SindieventosCe e organizadora da CEM, Stella Pavan, somente no primeiro dia de evento mais de 2.500 pessoas circularam pela feira, que contou ainda com 291 compradores profissionais de 18 estados participando. Ela destacou ainda os resultados obtidos nas rodadas de negócio. “Tanto os compradores como os expositores estão muito satisfeitos com os resultados obtidos até o momento”.

Segundo Felipe Cidrão, analista do Sebrae/CE, entre os resultados preliminares das rodadas de negócios estão a realização de mais de 40 reuniões de negócios com 26 empresas, sendo destas, 22 lideradas por mulheres e com a expectativa de mais de R$ 4 milhões em negócios pelos próximos 12 meses.

Ceará Está na Moda

O CEM, que está sendo realizado de 23 a 25 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, conta com uma programação diversificada, incluindo palestras, oficinas, uma grande feira de moda, desfiles com lançamentos de estilistas renomados e um espaço exclusivo para rodadas de negócios, proporcionando uma experiência única para todos os participantes.

O evento é uma realização do IPDC e da Câmara dos Conselhos Empresariais da Fecomércio (CACE), em especial a da Moda, e simboliza a união e o esforço conjunto para destacar o que o Ceará tem de melhor a oferecer no cenário da moda nacional e internacional.

Ele conta com patrocínio do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Governo do Estado do Ceará, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), APEX Brasil, Sebrae, SindieventosCe, Sinditêxtil, SindConfecções, Sindroupas, Sindiredes, Sindcalf, Sindilojas e Abvtex.