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Seu negócio na internet: primeiros passos para crescer online

Com a alta competitividade no mercado, a presença online é um grande diferencial. Saiba como começar no digital com dicas práticas da equipe Sebrae
Por Redação
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Uma pesquisa feita pelo Sebrae mostrou que 92% dos micro e pequenos empreendedores têm acesso à internet, afinal, o ambiente digital está sempre cheio de tendências do mercado e é uma ótima forma de apresentar produtos e serviços para novas pessoas. No entanto, sem a devida orientação, vários empresários novatos acabam tentando usar ferramentas diversas sem um senso crítico, o que, consequentemente, afeta os resultados que poderiam ser alcançados.

Então como é possível usar a internet da forma certa para fazer com que seu negócio se estabeleça no ambiente digital e chegue aos clientes? Existem passos básicos que podem ajudar nesse sentido e você pode conferi-los a seguir.

O caminho de um negócio no digital
Quando falamos sobre empreendedorismo e internet, a primeira ideia que vem à mente, na maioria das vezes, é a questão do marketing digital nas redes sociais. Apesar de ser um ponto essencial, algumas coisas precisam ser resolvidas antes até chegar nesse ponto.

Existe um caminho a ser seguido no ambiente digital e ele deve ser progressivo. Assim, no final, o nome do seu negócio vai estar melhor estabelecido na mente das pessoas, o que resulta em uma maior facilidade na memorização.

O Sebrae/CE preparou algumas dicas para ajudar os empreendedores que querem dar os primeiros passos no mundo digital com mais segurança.

Conheça o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é a parte empresarial do Google e pode ser vista como sua base para começar no ambiente digital. No site, é possível fazer um cadastro completo e registrar o seu negócio para que outras pessoas possam encontrá-lo, incluindo dados como telefone, endereço e horário de funcionamento, por exemplo.

O Google Meu Negócio pode trazer ótimos resultados, fazendo com que o seu negócio apareça em pesquisas feitas no buscador, assim como no Google Maps. Ou seja, é uma ótima forma de ser encontrado online, por isso os dados precisam estar sempre atualizados.

Tenha um site
Criar um site específico para o seu negócio é uma opção muito interessante de reforçar a sua presença no ambiente digital. Além disso, existem também várias outras vantagens, como por exemplo:

●     Ganho de autoridade, já que o site é visto como um ambiente seguro;

●     Espaço para reforçar o posicionamento do negócio e defender pontos como missão, visão e valores;

●     Oportunidade para apresentar o seu catálogo de produtos ou serviços.

No entanto, é importante ter em mente que o processo de criação de um site deve ser visto sob diferentes perspectivas para que nenhum dado importante seja esquecido. Por isso, contar com o apoio de profissionais da área é muito importante.

Caso o cliente entre no site do seu negócio e se depare com carregamento lento, páginas inexistentes ou um catálogo defasado, por exemplo, isso pode afetar negativamente sua experiência e, em alguns casos, pode levar até mesmo à perda de um possível comprador.

Invista nas redes sociais
Estar presente nas redes sociais é uma ótima forma de reforçar sua presença online. Em canais como o Instagram e o YouTube, por exemplo, a empresa ganha possibilidades de ser mais abrangente e aproximar-se do público.

A presença no ambiente digital é um momento para testar e observar. Não existem fórmulas fixas, mas você pode colocar em prática algumas alternativas e ver qual funciona melhor.

No Instagram, por exemplo, uma das redes sociais de maior aderência atualmente, é possível mencionar a regra do 80/20: de acordo com o princípio, o ideal é que 80% das postagens, em média, sejam focadas em conteúdo e interação, enquanto os outros 20% são voltados para publicações comerciais que vendam o produto ou serviço oferecido pela empresa. Dessa forma, os seguidores vão receber um conteúdo mais geral que resolve suas dores e não apenas posts de venda que, em muitos casos, podem ser repetitivos.

Além disso, o Instagram também tem se mostrado como uma ótima plataforma para conteúdos em vídeo. Reels, lives e stories mostrando o dia a dia ou dando dicas de forma didática podem ajudar a aumentar o engajamento no perfil e alcançar mais pessoas que podem se tornar possíveis clientes. A estratégia dos vídeos serve também para o TikTok, caso sua empresa possua um perfil na plataforma.

Estudar as redes sociais antes de começar a usar elas também pode ser um diferencial competitivo. Ao fazer essa análise, você ganha mais propriedade e consegue entender possíveis recursos das plataformas para serem usados a favor da sua empresa.

Experimente, observe e tente de novo até dar certo. Conte com a equipe do Sebrae Ceará sempre que precisar de ajuda, incluindo a área de marketing. Para um contato mais direto, ligue 0800-570-0800, teremos prazer em te atender!