Um “meetup” é um encontro informal, tipicamente presencial, onde pessoas com interesses em comum, no caso a inovação, se reúnem para trocar ideias, fazer networking e aprender sobre um determinado tema. Os “meetups” podem ser organizados por indivíduos, empresas ou comunidades, e são uma ótima maneira de conhecer pessoas, construir relacionamentos e expandir conhecimentos. Pois bem, dando continuidade às ações de fortalecimento do Ecossistema Local de Inovação (ELI) no Sertão Central, o Sebrae/CE realizou, nos dias 7 e 8 de maio, uma série de visitas estratégicas ao município de Quixadá.
A iniciativa teve como foco a articulação, entre os principais atores do ecossistema local, visando alinhar expectativas e consolidar as próximas etapas do planejamento para 2025, inclusive para a realização de um “meetups” no próximo dia 29 de maio, no Sertão Central.
As visitas foram conduzidas pelo analista do Escritório do Sebrae/CE no Sertã Central, Cleylton Ferreira, e pelo consultor do ELI, Mário Gurgão, que dialogaram com representantes do poder público, instituições de ensino superior, comunidade de startups e setores produtivos locais.

Reconhecido como um polo regional de inovação e tecnologia, o município abriga importantes instituições de ensino superior que desempenham papel estratégico na formação de talentos e na promoção da cultura empreendedora. Entre elas estão, o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Unicatólica de Quixadá, a Faculdade Dom Adélio Tomasin (FADAT), a Estácio e outras instituições que contribuem, de forma significativa, para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico da Região.
Como parte do processo de construção colaborativa, será realizado no próximo dia 20 de maio um Meetup reunindo todos os atores envolvidos. O encontro será uma oportunidade para reavaliar o plano de ação do Ecossistema Local de Inovação de Quixadá, promover a escuta ativa e estimular a participação coletiva na consolidação de uma agenda de desenvolvimento sustentável e inovadora para o município.
Com essa iniciativa, o Sebrae reforça seu papel como articulador do ecossistema de inovação, promovendo conexões estratégicas e contribuindo para o fortalecimento dos setores produtivos no Sertão Central.