
O desenvolvimento pressupõe inovação, fator essencial ao longo do processo evolutivo da humanidade. Nos últimos anos, a modernização digital tem acelerado mudanças na economia e na sociedade, demandando rápida adaptação das empresas, dos governos e da sociedade em escala global.
No Ceará, o Sebrae/CE tem participação ativa no fomento de uma cultura de inovação. Esse processo contempla diversas iniciativas, em especial a formação de ecossistemas de inovação em todas as regiões cearenses, e envolve lideranças e atores locais, congregando representantes de instituições públicas, setor empresarial, sociedade civil e academia presentes nestes territórios.
Um comitê estadual reúne estas redes de ecossistemas regionais, com o objetivo de estabelecer conexões que ajudem a estimular o empreendedorismo inovador e fortalecer as capacidades locais, transformando desafios em oportunidades de desenvolvimento regional.
Soma-se a isso o trabalho que o Sebrae/CE vem desenvolvendo no sentido de favorecer o surgimento de empresas inovadoras e aproximá-las dos setores tradicionais da economia, contribuindo para a identificação de soluções que contribuam para a melhoria da competitividade dos negócios cearenses.
Exemplo recente é a realização simultânea dos eventos Feira do Empreendedor e Siará Tech Summit, integrando geração de conhecimento e inovação para os empreendedores e pequenos negócios cearenses e que reuniu, no Centro de Eventos do Ceará, mais de 60 mil pessoas ao longo de três dias de programação.
Esse é um trabalho que dá resultados. Segundo levantamento do Sebrae, o Ceará desponta como o segundo estado do Nordeste e o oitavo do país em número de empresas inovadoras no mercado. Ou seja, a priorização da inovação no processo de desenvolvimento, somada à união de esforços dos diversos atores locais, é capaz de trazer importantes resultados para o crescimento econômico, o desenvolvimento social e o fortalecimento do empreendedorismo em nosso estado.
Joaquim Cartaxo – arquiteto urbanista e superintendente do Sebrae/CE