O Seminário, realizado em redenção no último dia 25/09, uniu, nessa edição, inovação, identidade regional e empreendedorismo. Tudo isso para ajudar a projetar, ainda mais, os avanços do Maciço de Baturité no mapa da tecnologia do Estado.
Conhecido por suas riquezas naturais e culturais, 0 Maciço de Baturité ganha cada vez mais espaço como território de inovação. Na última quinta-feira, o Inova Maciço 2025 desembarcou na Unilab – Campus das Auroras, em Redenção, para reunir startups, empreendedores, investidores e instituições em torno de um mesmo objetivo: transformar ideias em soluções para desafios locais.
A iniciativa do Sebrae Ceará foi uma oportunidade para que jovens empreendedores, estudantes e empresários conhecessem e compartilhassem iniciativas que podem redesenhar o futuro da região.
Pensado como um laboratório vivo de inovação, onde a tradição do território dialoga com novas tecnologias, o encontro pretendeu consolidar o Maciço como referência em inovação, mostrando que a criatividade e o empreendedorismo do interior cearense têm força para gerar negócios competitivos e sustentáveis no Estado inteiro.
Na área de exposição do evento, até 20 startups e empresas da região tiveram espaço para apresentar soluções que nasceram no Maciço e dialogam, a partir de agora, com mercados maiores. O Pitch Day, competição que premiou os melhores projetos, foi uma vitrine perfeita onde se apresentaram talentos que buscam crescer sem perder a sua identidade regional.
A programação alinhou palestras, painéis e experiências imersivas, colocando em pauta temas como inovação com identidade territorial e os ecossistemas locais de inovação.
A presença de nomes como Denilson Shikako, na palestra magna, reforçou a ambição de inspirar novas trajetórias empreendedoras. Além disso, atrações como Robôs Led e a Plataforma 360 proporcionaram uma atmosfera moderna, tecnológica e interativa.
Além dos conteúdos técnicos, o público vivenciou experiências imersivas que surpreenderam, abrindo o caminho para o fortalecimento da identidade inovadora da região, de forma que o território consolide sua posição como referência em inovação no Ceará.