O Sebrae/CE recebeu, nesta segunda-feira (18), a visita da vice-prefeita eleita de Fortaleza e coordenadora da equipe de transição da nova gestão, Gabriella Aguiar. Ela foi recepcionada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Cid Alves, pelo diretor superintendente, Joaquim Cartaxo, pelo diretor técnico, Alci Porto, e pelo diretor de administração e finanças, Reginaldo Braga.
Na oportunidade, foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo Sebrae/CE em Fortaleza com foco no fortalecimento dos pequenos negócios e fomento ao empreendedorismo na capital.
Após a abertura feita pelo presidente Cid Alves, o superintendente Joaquim Cartaxo pontuou a importância dos pequenos negócios para a economia do município e ressaltou sobre a disposição do Sebrae/CE em contribuir com a nova gestão na área do empreendedorismo.
Alci Porto explanou sobre os desafios ao desenvolvimento enfrentados pelos pequenos negócios e como a estratégia de atuação do Sebrae/CE está pautada para ajudá-los a superar estas adversidades. O diretor também apresentou uma síntese dos eixos estratégicos que norteiam as ações da entidade no Ceará.
Em continuidade, a gestora da Escola de Negócios do Sebrae/CE, Mônica Arruda, apresentou o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que leva conhecimento e estimula o desenvolvimento de competências ligadas ao empreendedorismo para estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
Silvio Moreira, articulador da Unidade de Competitividade dos Negócios, fez uma apresentação sobre trabalhos do Sebrae/CE desenvolvidos para a revitalização de corredores comerciais e a modernização dos espaços públicos, com exemplos de iniciativas já realizadas no estado.
A fala seguinte foi do articulador do escritório do Sebrae/CE em Fortaleza e na Região Metropolitana, Pedro Silva. Ele mostrou as principais ações em parceria com a atual gestão municipal, como o programa Fortaleza Capacita, que contempla o projeto “Mulheres Guerreiras”, capacitações, feiras de negócios e apoio a outras frentes de estímulo ao empreendedorismo, além das realizadas na área do turismo, a exemplo do programa Fortaleza Pet Friendly, a rota gastronômica cultural e a rota da cachaça.
Pedro falou, ainda, sobre a rede de atendimento do Sebrae na capital cearense e destacou os atendimentos feitos a empreendedores do município a partir do Programa Sebrae na sua Empresa.
Fechando as apresentações, o articulador da Unidade de Gestão de Ambiente de Inovação, Herbart Melo, falou sobre as ações da instituição para o fortalecimento da rede de ecossistemas de inovação, com destaque para a proposta de implantação do Centro Sebrae de Inovação e a criação do corredor de serviços digitais da Praia de Iracema, na avenida Monsenhor Tabosa.
No encerramento da reunião, as lideranças do Sebrae/CE se prontificaram a participar de outros diálogos com a equipe de transição e salientaram a expectativa de que a Prefeitura de Fortaleza, sob nova gestão a partir de 2025, seja uma forte parceira na realização conjunta de ações para o desenvolvimento do município
Equipe de transição
Além da coordenadora Gabriella Aguiar, a equipe de transição indicada pelo prefeito eleito Evandro Leitão é formada pelo prefeito de Chorozinho e presidente da Aprece, Júnior Castro; pelo conselheiro federal da OAB e assessor jurídico e de relações institucionais da presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, Hélio Leitão; e pelo diretor do Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade da Assembleia Legislativa do Ceará, Luís Sérgio Menezes da Costa.
Também integram a equipe: o auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Osvaldo José Rebouças; o deputado estadual e presidente do PT em Fortaleza, Guilherme Sampaio; e a coordenadora de comunicação legislativa da Assembleia, Laila Freitas e Silva.
Pela atual administração do prefeito José Sarto, compõem a equipe de transição o secretário municipal de Governo, Renato Lima, a coordenadora Especial de Programas Integrados, Manuela Nogueira, a controladora e ouvidora Geral do Município, Juliana Oliveira, o secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias, a secretária municipal das Finanças, Flávia Teixeira, o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mário Fracalossi Júnior e o procurador Geral do Município, Fernando Oliveira.