ASN CE
Compartilhe

Sebrae/CE recebe o Secretário Salmito Filho, para falar sobre ações conjuntas no PPA 2024/2027

Salmito explicou que o foco nos pequenos negócios será no aumento da produtividade, do valor agregado e do crescimento do emprego e renda
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

Com a presença do presidente do CDE, Conselho Deliberativo Estadual, Cid Alves, e dos diretores superintendente, Joaquim Cartaxo, diretor técnico, Alci Porto, e de Administração e Finanças, Reginaldo Lobo, além dos articuladores de todos os escritórios regionais, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Salmito Filho, reuniu-se com o Sebrae-CE, para alinhar a parceria entre as ações do Governo do Estado e a instituição.

Na abertura, o presidente do CDE, Cid Alves, ressaltou a importância da reunião e que é importante fazer os pequenos negócios evoluíram para mudar de patamar.

Já o diretor de Administração e Finanças, Reginaldo Lobo, autor do convite ao secretário Salmito, explicou que o secretário é um estudioso e que a conversa será produtiva.

VISÃO

Depois de discorrer sobre o cenário mundial e brasileiro, principalmente em torno da geração de novas fontes de geração de energias renováveis, onde o Estado tem se destacado, ele começou a listar os projetos do Plano Plurianual 2024/2027 do Governo do Rdtado, ainda em fase final de elaboração, mas que ele fez questão de apresentar ao Sebrae/CE em primeira mão.

Enfatizou que o PPA 2024/2027 é resultado de muitas reuniões com o corpo técnico do Sebrae/CE, “até chegarmos a essa parceria”, contou, “que é uma Política Pública de Desenvolvimento inovadora”.

Inclusive, esclareceu que estão previstos dois programas com base em iniciativas do Sebrae/CE, que foram, em comum acordo, incorporados ao PPA 2024/2027, além de ações em vários outros segmentos e como essas iniciativas irão fluir, principalmente em relação às políticas públicas de desenvolvimento.

Reforçou que o foco nos pequenos negócios será em torno do aumento da produtividade, do valor agregado e do crescimento do número de empregos e renda. O secretário explicou, também, que iniciativas do Sebrae/CE, que há anos vêm sendo desenvolvidas e tocadas pela instituição, poderão ser incorporadas ao PPA.

integram o Falou, ainda, da importância da nova economia, que terá como base o “verde”. “O próprio governador Elmano de Freitas me pediu para manter o que existe e inovar no que fosse possível”, lembrou.

HIDROGÊNIO VERDE

Uma das coisas que Salmito avaliou foi o impulso que o hidrogênio verde já está dando ao Estado. E citou um dos vários sinais. “Antes, tínhamos que viajar em busca de investidores. Hoje, eles vêm até aqui, nos procurar” e reforçou que o H2 pode, inclusive, avançar para ajudar a criar outros produtos, “como o aço verde, por exemplo”.

Encerrando a reunião, o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, disse que a expertise da instituição estará à disposição para fazer avançar os pequenos negócios. E lembrou que o Sebrae/CE tem programas, como a Sala do Empreendedor, que estará presente em todos os municípios e que pode levar o Governo do Estado a alcançar empreendedores em territórios distantes.

Listou, ainda, programas que levarem os pequenos negócios a alcançarem 30% do PIB estadual, ressaltou a criação dos Centros de Inovação, tanto em Fortaleza quanto em Tauá, Quixadá, Sobral e Juazeiro do Norte, estimulando a reocupação da Avenida Monsenhor Tabosa, por exemplo. Encerrando, o diretor técnico do Sebrae/CE agradeceu a presença do secretário e a troca de experiências.