A Fecomércio-CE, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), divulga, nesta quarta-feira (30/04), os resultados da Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães em Fortaleza. Considerada a segunda data mais importante para o varejo da capital, a ocasião promete movimentar R$ 422 milhões este ano, um crescimento de 7,4% em relação a 2024.
De acordo com o levantamento, 58,5% dos consumidores da capital pretendem ir às compras, com um gasto médio estimado de R$ 282 por presente. A pesquisa mostra ainda que 60,2% dos consumidores devem adquirir pelo menos dois presentes, sinalizando boas expectativas para o comércio.
A diretora institucional da Fecomércio Ceará, Cláudia Brilhante, destaca que o Dia das Mães é uma data âncora do primeiro semestre do ano e só está atrás do Natal em expectativa de consumo, movimentando segmentos relevantes para a atividade varejista, tais como artigos de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e perfumaria. O crescimento de 7,4% em relação ao ano passado, segundo ela, indica maior confiança do consumidor, recuperação do poder de compra e otimismo em relação à data comemorativa.
“O potencial de movimentação inclui não só o comércio como o setor de serviços, como bares e restaurantes. Além de comprar presentes, mais de 60% das famílias também vão comemorar o Dia das Mães em casa e fora, aquecendo os serviços de alimentação e restaurantes de uma forma geral”, explica Brilhante.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE e vice-presidente da Fecomércio Ceará, Cid Alves, comemora o retorno do Dia das Mães ao posto de segunda data mais importante do comércio cearense. “A data havia perdido este posto para a Black Friday, mas agora volta a ser a segunda maior data em movimento do comércio. Esse resultado previsto na pesquisa de boas vendas logo no primeiro semestre ajuda na geração de novos empregos, mas principalmente na permanência dos empregos atuais. É um resultado que a gente fica muito feliz, que faz a gente ter segurança para investir e trabalhar a formação de estoque para o restante do ano”.
Tendências e comportamento de compra
O levantamento aponta que o Dia das Mães será, para a maioria (73%), comemorado em casa com parentes ou amigos, enquanto 14% planejam celebrar em restaurantes.
Em relação ao comportamento de compra, os shopping centers aparecem como principal destino dos consumidores (36,6%), seguidos pelas lojas de rua (27,9%) e pelo comércio eletrônico (10%).
De acordo com a pesquisa, os produtos mais citados pelos consumidores são: Artigos de vestuário e acessórios (38,1%); Cosméticos e itens de perfumaria (37,5%); Calçados, cintos e bolsas (11,3%); Chocolates, doces e bombons ( 9,1%); Flores (8,8%); Joias e bijuterias (8,6%); Eletroportáteis (7,8%).
A pesquisa mostra uma preferência de pagamento à vista, modalidade escolhida por 65,0% dos entrevistados e que reflete uma abordagem mais conservadora, enquanto 41,5% optam pelo cartão de crédito, indicando uma disposição para parcelamento ou aproveitamento de benefícios relacionados aos programas de fidelidade. O Pix Parcelado, inovação lançada no final do ano passado, foi citado por 1,0% dos entrevistados.
Quanto às datas de compra, a maior parte (48,7%) não tem um dia específico em mente. No entanto, os sábados (32,7%) emergem como preferidos, seguidos por sexta-feira (11,0%) e domingo (9,8%). Essa informação pode orientar estratégias de promoção e eventos de vendas aos finais de semanas, quando o comércio deverá experimentar maior movimentação.
Como economizar na compra de presentes
Para ajudar no planejamento financeiro para o Dia das Mães, Cláudia Brilhante reforça a importância de estabelecer um orçamento específico e adotar práticas que ajudem a evitar gastos excessivos.
“Inicialmente, determine um valor total destinado à data e divida-o entre despesas com presentes e celebrações, considerando que ambas impactam o orçamento. Em seguida, faça uma lista de prioridades, identifique os itens essenciais e desejáveis, e pesquise preços e promoções em diferentes estabelecimentos, avaliando as vantagens entre compras em shopping centers e lojas de rua”, recomenda.
Outra dica importante é optar por métodos de pagamento que ofereçam maior controle financeiro, como o pagamento à vista, para evitar juros e dívidas desnecessárias. “Caso o parcelamento seja necessário, prefira opções sem acréscimos significativos”, orienta a diretora.
Além disso, ela recomenda antecipar as compras para aproveitar descontos e evitar decisões impulsivas em períodos de alta demanda. “Por fim, mantenha um registro das despesas previstas e realizadas, revisando o planejamento sempre que necessário. Assim, é possível celebrar a data com alegria, sem comprometer a saúde financeira”, finaliza Brilhante.