Cerca de 30 produtores rurais, secretários de Agricultura Municipais, presidentes de Sindicatos Rurais e outros parceiros do programa Territórios Empreendedores participaram de uma missão técnica para conhecer boas práticas no cultivo da carnaúba. A missão foi promovida pelo escritório do Sebrae/CE na região Norte.
O grupo visitou a Fazenda Domingos Pontes, em Caucaia, que é também um laboratório de pesquisa que realiza estudos da Universidade Federal do Ceará, e é reconhecida nacionalmente nas práticas sustentáveis de exploração e cultivo da planta, que é símbolo do Estado do Ceará.
De acordo com a analista do Sebrae/CE, Raquel Gobb, a realização da missão busca contribuir para o fortalecimento da economia do território, uma vez que a maior parte dos municípios da região Norte tem na exploração da carnaubeira uma importante fonte de renda para muitas famílias. “Devido a importância da carnaúba para a economia da região, ela foi colocada como um dos eixos principais do plano de trabalho do programa Territórios Empreendedores, que o Sebrae vem implementando na região Norte”.
Entre as ações previstas ainda para este ano nesta área, Raquel destaca a criação da Câmara Setorial da Carnaúba da Região Norte e a realização de um Seminário Regional que reunirá lideranças e representantes de entidades para debater a legislação que regulamenta a atividade, além das ações de apoio técnico do Sebrae aos produtores rurais.
Carnaúba
A Carnaúba foi instituída como símbolo do estado do Ceará por meio do Decreto Lei n. 27.413, de 30/03/2004. Além de protegida por lei, ela se encontra presente no Brasão do Estado.
O Ceará é o maior estado exportador de cera de carnaúba do país, vendendo o produto para países como Alemanha, China, Estados Unidos, Japão, Holanda, entre outros.
Territórios Empreendedores
O Territórios Empreendedores é uma ação do Sebrae que visa ajudar os gestores públicos e lideranças locais na implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios da região e geração de emprego e renda. Ele busca ajudar a colocar em prática aquilo que foi planejado durante as atividades e validado durante as atividades do LIDER na região.