Cerca de 13 mil pessoas circularam pela praça central do Pontal do Maceió, no município de Fortim, durante os três dias do Festival Gastronômico Internacional. O evento realizado de 19 a 21 de setembro, foi uma iniciativa da Associação Pontal Gastronomia, do Sebrae/CE e da Prefeitura de Fortim, que promoveu um importante intercâmbio cultural entre chefs internacionais e nacionais com os empreendedores locais.
O festival contou com as presenças do presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/CE, Cid Alves, do conselheiro da instituição e presidente da Associação Comercial do Ceará, João Porto Guimarães, do diretor de Administração Finanças do Sebrae/CE, Reginaldo Braga e da articuladora da instituição no Litoral Leste, Ana Carla Luna. O evento, que está em sua quarta edição, reuniu 34 stands de empreendedores da área da gastronomia que puderam apresentar e comercializar seus produtos durante os três dias de evento.
Além disso, nove restaurantes e cinco hotéis e pousadas localizados ao redor e nas proximidades da praça do Pontal também elaboram pratos especiais para serem comercializados com os consumidores. O festival contou ainda com uma Feira reunindo 35 artesãos e empreendedores locais da Economia Criativa, além de 11 ambulantes cadastrados que puderam atuar durante o evento. Outro destaque foi a programação cultural, onde 11 atrações musicais de diversos gêneros musicais se apresentaram ao longo dos dias de evento.
Qualificação
Na opinião do presidente do CDE, Cid Alves, o evento foi um sucesso pelo impacto gerado na economia do município. “É a primeira vez que participo do festival e fiquei surpreso pela forma como ele movimentou a economia do município. São ações exitosas como essa do Sebrae que devem servir de exemplo para outras localidades”.
Já a articuladora regional do Sebrae/CE, Ana Carla Luna, destacou que o Festival Gastronômico Internacional também teve um forte componente de qualificação dos pequenos negócios locais. “O Sebrae promoveu diversas capacitações e consultorias para os empreendedores com foco no planejamento de novos produtos, inovação e promoção dos empreendimentos. Tudo isso para que eles pudessem estar preparados adequadamente para participar do evento e com isso gerar mais renda e oportunidades para a população local, fortalecendo ainda o turismo e a economia do município”.
Uma destas empreendedoras foi Nonata Ribeiro, da Nonata Ribeiro Cozinha Artesanal, que aproveitou o evento para lançar um novo produto, um picolé artesanal trazendo uma releitura do clássico Romeu e Julieta. Ela resolveu substituir o doce de goiaba da receita tradicional, pelo doce de caju, fazendo referência à cultura local de Fortim.