ASN CE
Compartilhe

Empreendedoras cearenses participam de missão técnica à Portugal

A ação do Sebrae/CE visa contribuir para a internacionalização dos negócios liderados por empreendedoras cearenses
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

Um grupo de doze empreendedoras do Ceará terá a oportunidade de participar de uma missão técnica em Portugal. A programação, que será realizada de 7 a 11 de março, conta com atividades como visitas técnicas, encontros de negócios, exposição na Mostra Negócios Criativos e a participação do 3º Congresso Global das Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, em Lisboa.

A delegação cearense será acompanhada pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/CE e vice-presidente da Fecomércio Ceará, Cid Alves e pela articuladora da Escola de Negócios do Sebrae/CE e gestora estadual do programa Sebrae Delas, Monica Arruda. A ação do Sebrae/CE é fruto de uma parceria com o Clube de Mulheres de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa (CMNPT).

Para o presidente do CDE, Cid Alves, a ideia da missão é proporcionar às empreendedoras cearenses a oportunidade de trocar experiências com as empresárias de outros países, além da abertura de novos mercados por meio da internacionalização dos negócios cearenses. “O que o Sebrae e as entidades representativas do Comércio, Indústria e Agricultura desejam é que estas empreendedoras possam absorver este conhecimento e, com isso, suas empresas possam crescer, se desenvolver e aumentar a situação de empregabilidade em nosso estado”.

Cid Alves aproveitou para parabenizar a presidente do Clube de Mulheres de Mulheres de Negócios, a cearense Rijarda Aristóteles, pela realização do evento e destacou ainda sua felicidade em poder compartilhar deste momento com as empreendedoras cearenses. “É uma alegria ter uma cearense em Portugal propiciando este momento. A participação do nosso grupo de empreendedoras cearenses qualificadas neste evento faz com que a gente se sinta honrado e feliz em compartilhar nossas experiências e em receber os ensinamentos que teremos durante a missão”.

Elas Globais

De acordo com a gestora do Sebrae/CE, Monica Arruda, essa missão é uma consequência de um trabalho iniciado ainda no ano passado, a partir da realização do Conecte-se 2023, maior evento de internacionalização de negócios voltado para às empreendedoras, que aconteceu em Fortaleza.

A seleção das empresárias participantes da missão se deu através do Edital Elas Globais, iniciativa do Sebrae/CE, lançada em novembro de 2023, que contou com quatro etapas seletivas realizadas, nas quais concorreram mais de 100 empreendedoras inscritas.

As etapas do edital consistiam em capacitações, consultorias e orientações técnicas com especialistas em finanças, marketing e mercado exterior para preparar as empresárias e aprimorar a gestão das empresas visando as adequações necessárias para formação de preços competitivos para o mercado internacional, estratégias de marketing e negociação de vendas para comércio exterior e procedimentos e logística para exportação. “Queríamos que, antes da participação na missão, as empreendedoras cearenses pudessem estar devidamente qualificadas para acessar estes novos mercados e assim trazer mais competitividade para suas empresas, impactando positivamente a economia de nosso estado”, destaca a gestora do Sebrae/CE.

Programação

Como parte de programação da missão estão programadas visitas a experiências de empresas sustentáveis de Lisboa, encontro na Embaixada do Brasil em Portugal, exposição na Mostra Negócios Criativos, palestras com autoridades, empreendedores e empreendedoras de diversos países, imersão com especialistas em internacionalização e contatos com empreendedoras de outros países para a troca de experiência e a realização de negócios.

Além disso, as empreendedoras cearenses participarão do 3º Congresso Global das Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, evento realizado pelo Clube de Mulheres de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, que reunirá empreendedoras e lideranças de mais de 15 países.