A Igreja do Céu, cartão postal do município de Viçosa do Ceará, foi o palco do lançamento de mais uma edição do Festival Viçosa, Mel e Cachaça, tradicional evento da região da Ibiapaba que une cultura, turismo e valorização da produção local. O lançamento, que ocorreu no último sábado (3), apresentou ao público a programação e as novidades da edição 2025 do festival, que será realizada nos dias 19, 20 e 21 de junho.
Fruto da ação do Sebrae/CE, Prefeitura Municipal de Viçosa e da Artifully, com o apoio do Governo do Ceará, o evento trará uma programação especial com 34 horas de apresentações musicais, gastronomia, exposição de produtos regionais, experiências turísticas na Rota dos Mirantes da Ibiapaba e no roteiro dos engenhos e o Concurso da Melhor Cachaça.
Para a analista do Sebrae Regional Ibiapaba, Márcia Caroline, o evento, que já faz parte do calendário turístico e cultural da região, traz um impacto positivo para a economia local. “Além de reforçar o potencial turístico da Ibiapaba, o Viçosa, Mel e Cachaça ajuda a dar visibilidade aos pequenos produtores, em especial os produtores de cachaça local, que hoje são reconhecidos nacionalmente pela qualidade de seus produtos”.
Durante o evento, cerca de 40 produtores de cachaça da região terão a oportunidade de apresentar ao público seus produtos. No ano passado, cerca de 42 mil pessoas circularam pelo evento ao longo dos três dias. “Essa grande presença de público ajuda a gerar renda para os pequenos produtores e movimenta a economia não apenas de Viçosa do Ceará, mas de toda a região”, destaca Márcia.
Terra da cachaça

Além da riqueza arquitetônica e da beleza natural, a cidade de Viçosa do Ceará ostenta desde 2024 o título de centro produtor de cachaça de boa qualidade. A certificação veio por meio da conquista do Selo de Indicação Geográfica (IG), na modalidade de Indicação de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pela qualidade da produção artesanal no município.