ASN CE
Compartilhe

Atuação do Sebrae/CE contribui para a melhoria do ambiente de negócios nos municípios da região Oeste

Dentre as ações, está o apoio à implantação do Empresa Mais Simples em parceria com a Junta Comercial do Ceara
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente de negócios dos municípios, o Escritório Regional Oeste do Sebrae/CE vem desenvolvendo uma série de ações dentro do Programa Cidade Empreendedora. Um dos destaques é a atuação no eixo desburocratização, no que se refere a simplificação do processo de formalização de empresas.

Dentre essas ações, está a parceria da instituição com a Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC), para a implantação do Programa Empresa Mais Simples, nos municípios da região. A iniciativa visa facilitar e agilizar o processo de abertura e regularização de negócios. Na região Oeste, foram beneficiados com a ação os municípios de Acaraú, Amontada e Itapipoca.

Além disso, o escritório do Sebrae/CE Oeste também está em processo de implantação do programa em Bela Cruz e Trairi. Para isso, o agente de desenvolvimento territorial Adriano Melo, tem desempenhado um papel importante na sensibilização e articulação junto aos municípios, incentivando-os a aderir ao programa e aproveitar os benefícios que ele oferece.

Para o articulador do escritório regional do Sebrae/CE, Jacob Bandeira, a iniciativa tem um importante papel para o desenvolvimento econômico local, atração de novos empreendimentos e estímulo à atividade empreendedora na região. “O programa Empresa Mais Simples tem sido de extrema importância para os municípios do nosso território. Ele visa simplificar e desburocratizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas, facilitando assim o empreendedorismo e estimulando a economia local”.

Segundo Jacob, com a implementação do programa, já é possível perceber resultados positivos como o crescimento no número de empresas abertas. “Isso demonstra que muitas pessoas têm interesse em empreender, mas a burocracia antes era um grande obstáculo. Agora, com as facilidades proporcionadas pelo Empresa Mais Simples, mais empreendedores conseguem tirar suas ideias do papel e abrir seus negócios”.

Além disso, de acordo com ele, o programa tem sido muito bem recebido pelos empreendedores. “Eles elogiam a facilidade e agilidade nos processos, o que antes era inimaginável. Muitos relatam que, graças ao Empresa Mais Simples, conseguiram abrir seus negócios de forma rápida e sem complicações. Com a redução da burocracia, temos visto um aumento no número de empresas abertas, uma diminuição da informalidade e um estímulo à geração de empregos. É uma iniciativa que realmente faz a diferença para os empreendedores e para o desenvolvimento local”, destaca o articulador do Sebrae/CE.