ASN CE Atualização
Compartilhe

Ceará é um dos estados com maior percentual de negócios liderados por mulheres no país

Dos cerca de 1,2 milhões de donos de negócios do Ceará, mais de 432 mil são mulheres
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

O Ceará ocupa o segundo lugar nacional em proporção de mulheres donas de negócios (empregadoras + conta própria formais ou informais). É o que aponta o Atlas dos Pequenos Negócios, estudo realizado pelo Sebrae. No estado, 36% dos donos de negócios cearenses são mulheres, proporção menor apenas do que o Rio de Janeiro, onde 39% dos negócios são liderados por empreendedoras.

Dos cerca de 1,2 milhões de donos de negócios do Ceará, mais de 432 mil são mulheres. Deste total de empreendedoras, os dados disponíveis no DataSebrae mostram que, 93,3% trabalham por conta própria, 91,4% não possuem sócios e 82,7% estão na informalidade. Além disso, 66,1% delas possuem renda de até 1 salário-mínimo, enquanto apenas 2,4% delas possuem renda igual ou superior a 5 salários-mínimos.

No Ceará, as mulheres representam 39% dos donos de negócios do estado.

A grande maioria das empreendedoras cearenses atua nos setores de Serviços (41,57%) e Comércio (32,28%). Outros 22,4% atuam na Indústria e 2,98% no setor Agropecuário e 0,7% na Construção. O levantamento mostra ainda que 73,3% das donas de negócios do estado são negras (pretas + pardas) e 56,3% são chefes de domicílio, ou seja, são as principais responsáveis pelo sustento de suas casas.

No que se refere à escolarização das empreendedoras, 43,9% das donas de negócio do Ceará possuem o ensino médio completo ou incompleto, 28,6% possuem o ensino fundamental, 18,5% o ensino superior e 1,6% não possuem instrução formal.

Já com relação à carga horário dedicadas pelas donas de negócios cearenses às suas empresas, 39,3% dedicam de 14 a 40 horas semanais e 30,8 de 40 a 45 horas. Vale lembrar que muitas das empreendedoras precisam dividir o seu tempo diário com atividades domésticas e de cuidado de familiares, tornando ainda mais difícil se dedicarem aos seus negócios.

Sobre o estudo

O Atlas dos Pequenos Negócios é o mais completo estudo econômico sobre as atividades de microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). O Sebrae lançou a primeira edição em 2022, por ocasião das comemorações dos 50 anos da instituição. O estudo oferece dados qualificados que retratam o universo dos pequenos negócios, com o objetivo de contribuir para a elaboração de políticas públicas que incentivem o desenvolvimento socioeconômico por meio das micro e pequenas empresas.

DataSebrae

O Atlas dos Pequenos Negócios está disponível no DataSebrae. Online e de acesso gratuito, a plataforma foi criada para apoiar e auxiliar empreendedores, empresas e todos os interessados na temática do empreendedorismo. O DataSebrae completou 10 anos em 2025, com mais de 1 milhão de visualizações por ano e mais de 600 documentos publicados sobre temas como empresas, microempreendedor individual (MEI), mercado de trabalho, comércio exterior, crédito e financiamento. Com versões estaduais, o portal também dá visibilidade à produção local, ampliando o impacto das ações em todo país.

-