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Território Empreendedor: a força do empreendedorismo feminino na Ibiapaba

Uma primeira segmentação desse público são mulheres mães, classes menos favorecidas, empresárias e empreendedoras.
Por Redação
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Em consonância com o seu propósito, que é o de transformar a vida das pessoas por meio empreendedorismo, o Escritório do Sebrae na Ibiapaba está realizando uma estratégia para o fortalecimento do empreendedorismo feminino na Região. Com o tema “Inspire com sua história e transforme vidas” dentro do programa MULHERES QUE INSPIRAM que tem, como principais objetivos, a construção do protagonismo da mulher; o reconhecimento das principais aspirações empreendedoras femininas; estimular, dar visibilidade e valorizar as empreendedoras dos municípios; e gerar oportunidades de venda da produção das mulheres por meio de exposições. Para marcar a iniciativa a Câmara Municipal de Guaraciaba do Norte recebeu dezenas de mulheres para uma noite de aprendizado, troca de experiências e celebração do empreendedorismo feminino. A ação, promovido pela prefeitura de Guaraciaba do Norte, Escritório Regional do Sebrae na Ibiapaba e Câmara Municipal, lotou o plenário com mulheres que foram, dentre outras iniciativa, participar de um Talk Show sobre liderança feminina, que veio enriquecer, ainda mais, o conceito de comportamento empreendedor. Foi um momento único para fortalecer a determinação e o talento das mulheres empreendedoras locais. A estratégia do Sebrae vai ser colocada em prática, inicialmente, no município de Guaraciaba do Norte e, em seguida, em outros municípios da Ibiapaba. Esses projetos atenderão a empreendedoras que receberão capacitações de diversos segmentos, aprimorando competências empreendedoras que devem ser desenvolvidas para que alcancem a condição de mulher de sucesso. Uma primeira segmentação desse público são mulheres mães, classes menos favorecidas, empresárias e empreendedoras. META Com iniciativas como essa, a instituição busca fortalecer a atenção em torno do tema, que vem sendo debatido e virando tendência mundial de governos e empresas, com o objetivo de estimular mulheres a empreender, e gerar negócios que transformem a sua realidade. São duas as principais justificativas que embasam o fomento ao empreendedorismo feminino: I) efeito multiplicador no crescimento econômico da sociedade e II) empoderamento econômico que gera novas liberdades. Apesar de avanços recentes, existem obstáculos consideráveis no Brasil para mulheres que desejam empreender: 1. Apesar do aumento da participação das mulheres na sociedade, elas ainda encontram muitas barreiras; 2. Brasil está na 60ª posição de um ranking de 77 países em termos de empreendedorismo feminino; 3. Mulheres abrem mais empresas, são mais escolarizadas, mas faturam e inovam menos; 4. Mulheres têm mais dificuldades em prosperar em seus negócios; 5. As mulheres possuem negócios pouco diversificados, em segmentos de baixo valor agregado e com menor capacidade de internacionalização; 6. As mulheres são mais adimplentes que os homens, mas pagam taxas de juros mais altas.