ASN CE
Compartilhe

Seminário do Turismo do Sertão Central fortalece o Desenvolvimento Regional.

A iniciativa promoveu a troca de experiências sobre como transformar o turismo em desenvolvimento sustentável e competitivo.
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

No dia 4 de dezembro de 2024, Quixadá sediou Seminário do Turismo do Sertão Central, um evento que marcou um passo importante para a valorização do turismo regional. Realizado no Quinta Estação Eventos, o Seminário reuniu mais de 100 participantes, incluindo empresários, gestores públicos, especialistas e profissionais do comércio turístico, destacando-se como um marco estratégico para o setor no Sertão Central.

Organizado pelo Sebrae/CE, através do Escritório Regional do Sertão Central, a iniciativa contou com uma programação cuidadosamente elaborada, promovendo debates, que inspiraram e integraram os empreendedores da Região. O evento começou com um coquetel de recepção ao som da artista Viviane Diniz.

Na sequência, a abertura foi conduzida pelo articulador do Escritório do Sebrae/CE no Sertão Central, Cleverson Carlos, acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quixadá, Fabiano Barbosa que, juntos, enfatizaram a importância do turismo como motor de desenvolvimento socioeconômico para a região.

Em seguida, aconteceu o Painel Empresarial “Histórias que Inspiram”, que apresentou, com a mediação de Hadassa Matos, consultora especialista em turismo, cases de sucesso de empresários de outras regiões do Estado que compartilharam suas experiências de superação e inovação, como Feitosa Junior (empresário do Taberna da Carne no Cariri), Mônica Maria (empresária do Sítio São Roque em Mulungu), João Bosco (empresário do Sítio do Bosco em Tianguá.

A palestra principal, conduzida por Antônio Rabelo, designer de joias, artista plástico e empresário do Museu Orgânico em Quixeramobim, emocionou o público ao abordar o tema “Empreendedorismo Criativo e Turismo Cultural como Vetores de Sucesso”. Antônio narrou sua trajetória de desafios e conquistas, destacando como a valorização das raízes culturais pode gerar negócios e alcançar reconhecimento internacional.

Outro destaque foi a apresentação do analista do Escritório do Sebrae/CE no Sertão Central, Cleylton Ferreira, que trouxe ao público a trajetória do projeto denominado “Turismo Sertão Central, apresentando as iniciativas realizadas para promover o turismo sustentável e integrado na Região.

O encerramento contou com a apresentação oficial da Diretoria e do Conselho Fiscal da Associação Rota Sertão Monumental, e com a fala da presidente eleita, Luiziânia Gonçalves, reforçando o compromisso de continuidade das ações para o fortalecimento do turismo no Sertão Central.

Resultados e Impactos

O Seminário não apenas reuniu os principais atores do setor mas, também, abriu as portas para o fortalecimento de parcerias, partilha de conhecimento e a criação de novas oportunidades de negócios. Para os participantes, o evento foi uma oportunidade de inspiração e troca de experiências sobre como transformar o turismo regional em um motor de desenvolvimento sustentável e competitivo.