
Empreendedores, gestores públicos e lideranças de municípios da região Centro Sul estiveram reunidos na última segunda-feira (22) em Icó participando do I Seminário Itinerante – Destino Certo. A iniciativa realizada pelo Sebrae/CE e Prefeitura de Icó faz parte do processo de discussão e implantação do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Centro Sul, iniciativa que visa a estruturação de um roteiro turístico reunindo os principais equipamentos e atrativos dos municípios de Icó, Iguatu, Jucás e Orós.

Durante o evento, o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, falou sobre o tema “Turismo e Transições”, destacando a necessidade dos empreendedores deste segmento se adaptarem aos novos hábitos de consumo e às mudanças socioculturais da sociedade, como a busca por formas de turismo cada mais sustentáveis.

Em seguida, a consultora e bacharel em turismo, Danúbia Pereira fez uma apresentação sobre como a Governança pode ser um diferencial competitivo para os destinos turístico, falando sobre os papéis e responsabilidades do poder público, do empresariado e da sociedade em geral neste processo de estruturação de um roteiro turístico.
Entre as lideranças presentes ao evento estavam a articuladora do Sebrae/CE na região Centro Sul, Neyla Primo, os secretários de Cultura e Turismo de Jucás, Francisco Ernaldo de Carvalho Filho e de Orós, Taynana Lima Verde, os secretários de Turismo de Iguatu, Pablo Bandeira e de Cultura, Keylane Brasil, além do professor Felipe Neres, representando o Senac e do Agente de Desenvolvimento do BNB, Antônio Carlos Alves.
A prefeitura de Icó foi representada pela secretária de Relações Institucionais, Ana Glessy. Também participaram do seminário, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo do município, Renan Moreira, e o coordenador Executivo da pasta, Cláudio Pereira.

Após o debate, Cláudio, que também é professor e memorialista, conduziu uma visita guiada dos participantes a alguns dos principais patrimônios históricos do município, como o Teatro Ribeira dos Icós, a Casa de Câmara e Cadeia e a Igreja da Matriz.
Rota turística

De acordo com Neyla Primo, este foi o primeiro seminário do processo de estruturação da rota turística do Centro Sul. A ideia é que os outros três municípios que farão parte do roteiro recebam uma edição do evento. “Queremos promover este debate com as lideranças destes quatro municípios para que eles possam conhecer e se apropriar cada vez mais desta nova rota turística”.
O planejamento para a estruturação da Rota Turística do Centro Sul surgiu a partir de uma série de estudos que mapearam os principais atrativos de cada uma das quatro cidades, realizados pelo Sebrae/CE em parceria com as prefeituras. O projeto visa desenvolver a cadeia produtiva do turismo no território, aproveitando os principais atrativos e equipamentos dos municípios de Icó, Iguatu, Jucás e Orós.
De acordo com a articuladora regional do Sebrae/CE, a estruturação da rota será uma oportunidade para estas cidades, que possuem bons atrativos, mas ainda não estão nas rotas principais de turismo dos estados, se destacarem e fortalecerem suas economias.
