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Sebrae/CE reúne municípios do Mapa do MTUR para discutir avanços do Turismo no Maciço

No encontro, foi discutida a questão da governança do projeto, além da necessidade de capacitar os entes públicos para uma gestão mais do destino,
Por Redação
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Tendo a frente o Escritório do Sebrae/CE no Maciço de Baturité, representantes das secretarias de Turismo de Baturité, Palmácia, Guaramiranga, Aratuba, e Redenção, além do Trade Turístico das cidades, representantes da Associação do |Turismo do Maciço de b\aturité, da Associação da Rota do Café, EcoCafé, do Fórum de Turismo e CDL, foi realizada reunião com todos os atores ligados à atividade turística na Região do Maciço, para um encontro estratégico sobre a atividade na Região.

|No encontro, foi discutida a questão da governança do projeto, além da necessidade de capacitar os entes públicos para uma gestão mais efetiva do destino, com a finalidade de fortalecer o destino, com oficina foi conduzida pelo agente de roteirização Valdo Mesquita. Na oportunidade, também foram mapeados os “gap´s” existentes, a fim de buscar soluções para tornar a Região um destino mais competitivo e com maiores atrativos para os visitantes.

O turismo é uma indústria que está em constante expansão na região do Maciço de Baturité, e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social desses municípios. Para que esse setor cresça de forma organizada e sustentável, a categorização dos mesmo no Mapa do Turismo é de extrema importância.

MAPA DO TURISMO

O Mapa do Turismo Brasileiro, do qual fazem parte seis municípios do Maciço, é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área – recorte territorial – a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério, no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. É uma ferramenta estratégica. Com base nas informações coletadas e atualizadas anualmente, eles podem servir de farol para a tomada decisões e direcionamento de políticas públicas para o fomento da cadeia do turismo em relação investimentos em infraestrutura, campanhas de marketing, aprimoramento de serviços e ações para promoção

As cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais; e e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem – (www.mapa.turismo.gov.br).

Além dos requisitos habituais, o Mapa do Turismo Brasileiro exige outros comportamentos no tratamento dos visitantes como: O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; e Ética.

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