O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, representou a instituição na solenidade de lançamento do programa Kariri Criativo, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. O lançamento aconteceu durante o Seminário “Raízes do Amanhã”, realizado na última quinta-feira (7), no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, realizado no Crato.
O encontro reuniu autoridades, artistas, gestores e representantes da cultura de diversas regiões do país. Além de Cartaxo, também estiveram presentes, a articuladora do Sebrae/CE na região do Cariri, Elizangela Andrade e a gestora estadual de Economia Criativa da instituição, Cattleya Guedes.
A cerimônia contou com ainda com as presenças da ministra da Cultura, Margareth Menezes; da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela; do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes, da secretária de Economia Criativa da pasta nacional, Cláudia Leitão, do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, do prefeito do Crato, André Barreto e dos deputados federais José Airton Cirilo e Luizianne Lins.
O Kariri Criativo é um modelo pioneiro de desenvolvimento territorial sustentável baseado nas potencialidades culturais e criativas da região do Cariri. Ele abrange nove municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda, Jardim, Caririaçu, Nova Olinda e Santana do Cariri.
Na oportunidade, também foi entregue o programa Rouanet Nordeste, uma parceria do MinC com o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal, a Emgea, a Petrobras, o Serpro e a Transpetro.
Com um aporte inicial de R$ 40 milhões, a ação tem como foco descentralizar os investimentos culturais e promover a valorização da diversidade artística do Nordeste brasileiro, além de alcançar municípios do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Para Elizangela Melo, o lançamento do Kariri Criativo dialoga fortemente com o trabalho que o Sebrae/CE vem realizando na região de buscar o fortalecimento dos territórios criativos como estratégia para a promoção do desenvolvimento socioeconômico do Cariri.
Palestra
O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, também foi um dos palestrantes do seminário ““Raízes do Amanhã”, durante o painel “Como conectar mercados criativos aos ciclos de sustentabilidade socioambiental – econômica?”. Além dele, também participaram Márcia Rollemberg (MinC), Vanessa Moreira (Secult/CE) e Georgia Nicolau (Instituto Procomum). O debate foi mediado pela diretora de Desenvolvimento da Economia Criativa/SEC/MinC, Andrea Guimarães.
Em sua apresentação, Cartaxo falou sobre o projeto de economia criativa do NE/ABASE, iniciativa das Unidades Estaduais do Sebrae nos nove estados nordestinos que visa estimular a formalização e contribuir para o desenvolvimento dos negócios criativos no território. Ele ainda aproveitou para destacar o papel do padre Cícero, ícone da cultura, política, economia e religião no Nordeste, como um fenômeno cultural gerador de negócios criativos e renda na região.
FLIC
Durante sua estada no Cariri, o superintendente do Sebrae/CE aproveitou para se reunir com representantes da Academia de Cordelistas do Cariri, a Lira Nordestina e a Prefeitura Municipal do Crato, para articular a participação destas instituições no processo de cocriação da 3ª edição do FLIC – Festival da Literatura de Cordel, que este ano será realizado no Cariri.
O evento é uma parceria do Sebrae/CE com a Academia Brasileira de Letras e que teve as edições anteriores realizadas em Fortaleza e em Quixeramobim. A iniciativa busca valorizar a Literatura de Cordel e estimular o desenvolvimento dos pequenos negócios que integram a cadeia produtiva em torno desta importante expressão literária brasileira.