ASN CE
Compartilhe

Sebrae/CE participa de reunião do Pacto por um Ceará Sem Fome

A instituição é uma das signatárias do compromisso do setor público, privado e sociedade civil em combater a fome e a vulnerabilidade social no estado
Por Redação
ASN CE
Compartilhe
Representantes de entidades participantes do Pacto por um Ceará Sem Fome

O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, e a articuladora de Articulação Institucional e Políticas Públicas participaram nesta segunda-feira (17) da reunião do Pacto por um Ceará Sem Fome, realizada no Palácio da Abolição, na Capital. Na oportunidade, os signatários do pacto, divididos por segmento, apresentaram suas ações concretas no âmbito de um dos maiores programas de superação da pobreza do Estado.

Joaquim Cartaxo participou do encontro realizado no Palácio da Abolição

O encontro, que também foi marcado pela adesão da Prefeitura de Fortaleza ao Pacto, contou com as presenças da primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial do programa, Lia de Freitas; do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; e da primeira-dama da Capital, Cristiane Leitão.

Adesão da Prefeitura de Fortaleza ao Pacto por um Ceará Sem Fome

Além disso, também foi apresentado um cronograma de reuniões entre a Comissão Articuladora dos Trabalhos do Pacto com cada setor de pactuantes. Os 77 signatários são divididos em Setor Público, Universidades, Economia Mista/Empresa Pública, Entidade de Classe, Entidades Sem Fins Lucrativos, Setor Privado, Conselhos, Movimentos Sociais e Organismos Internacionais. O Sebrae/CE é um dos signatários do acordo que visa contribuir para o combate à fome e superação da pobreza entre os cearenses.

Primeira-dama do estado e presidente do Comitê Intersetorial do programa Ceará Sem Fome

Em sua fala de abertura, Lia de Freitas destacou o papel estratégico do programa e o compromisso do governador com a temática. “A insegurança alimentar é urgente. Então, o nosso governador traz essa sensibilidade, dando oportunidade aos cearenses se alimentarem diariamente. E não só recebendo o alimento, mas também recebendo a oportunidade de uma vida digna através de capacitações, de orientações e de informações”, disse.

Apoio do Sebrae/CE

O Sebrae/CE vem contribuindo com o Pacto por meio do programa “+ Qualificação e Renda Sebrae- Empreendedorismo e desenvolvimento” que, em parceria com o Governo do Estado, vem promovendo orientações, capacitações e mentorias a beneficiários e voluntários das cozinhas do programa Ceará Sem Fome. A iniciativa tem como meta beneficiar 23 mil pessoas nos 184 municípios cearenses, estimulando a geração de novos negócios e renda para as famílias.

Em menos de quatro meses de ação, a parceria do Sebrae/CE e Governo do Estado já promoveu a realização de 140 seminários de sensibilização, 96 trilhas de capacitação, três seminário de oportunidades, uma missão regional e 1.428 horas de consultoria.