No último dia 5 de julho aconteceu, nos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Paracuru a cerimônia de encerramento das Trilhas Empreendedoras “Começar Bem”, com a capacitação de 97 novos empreendedores. As trilhas incluíram palestras, oficinas, encontros sobre acesso ao crédito e tiveram como principais objetivos proporcionar aos participantes conhecimentos, habilidades e inspiração para que pudessem desenvolver um negócio seu ou, para quem já possuía um empreendimento, as ferramentas necessárias para que eles pudessem se expandir cada vez mais, a partir de uma gestão mais qualificada.
As ações aconteceram nos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Paracuru e o Sebrae/CE e a ArcelorMittal Pecém contaram com a parceria de instituições locais para a mobilização do público e para a cessão de local para a realização das ações.
Em Caucaia, a parceria foi com o Instituto Myra Queiroz;


No encerramento, foi realizada uma rodada de conversa, que teve a participação de representantes do Sebrae/CE, ArcelorMittal Pecém e demais parceiros envolvidos e uma aluna de cada trilha.
Para Pedro Silva, articulador do Escritório Regional Metropolitano, “a realização das trilhas empreendedoras nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Paracuru mostra a força da parceria entre o Sebrae/CE, a ArcelorMittal, o poder público e as lideranças locais, na formação de 97 novos empreendedores nessas comunidades. “Isso é muito mais do que capacitar, é transformar olhares e realidades”, ressaltou.

A analista técnica Claúdia Jane considerou a formação dos novos empreendedores mais uma conquista” Foram 97 concludentes em 3 trilhas, que tiveram 10 encontros. É um resultado maravilhoso, que indica que os participantes tiveram suas expectativas atendidas. Além disso, faço um destaque para a participação das mulheres, que representaram quase 100% das turmas. Muitas delas com histórias de superação e muito focadas no empreendedorismo como oportunidade de vida. Inclusive, algumas se inscreveram no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.”
E elas testemunham isso. Adriana Batista, de Caucaia, por exemplo, fez questão de ressaltar que “Foi muito bom fazer parte dessa trilha, adquiri muito conhecimento e agora me sinto bem mais preparada para enfrentar os desafios de ser empreendedora”. Já Cristina Alves, de Paracuru avaliou como “muito importante passar por esse processo todo que fez parte desse momento e contribuiu para o meu aprendizado”. Já Marcela Soares, de São Gonçalo do Amarante “tudo foi incrível e maravilhoso. Indico para todos fazerem. Além de inspirar ideias inovadoras, a gente aprende muito”, afirmou.
-