Quinze trabalhos apresentados por profissionais de veículos de comunicação cearenses e estudantes universitários do estado seguem na disputa da 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024 (PSJ)- Etapa Estadual Ceará. Os vencedores de cada uma das cinco categorias da premiação serão conhecidos em solenidade, que será realizada durante o mês de setembro, com data ainda a ser confirmada pelo Sebrae/CE.
O PSJ reconhece os melhores trabalhos jornalísticos que tratam do universo do empreendedorismo, em quatro categorias principais: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. Este ano, o Prêmio também trouxe como novidade a criação da categoria especial Jornalismo Universitário, que vai premiar a produção jornalística desenvolvida no âmbito acadêmico por estudantes de Jornalismo de instituições de ensino superior do país.
A cada ano, o PSJ atinge resultados cada vez mais expressivos de participação. A edição de 2024 registrou um total de 3.076 trabalhos inscritos em todo o país. Esse resultado é 62% maior que o número de participantes registrados na última edição do prêmio. Somente no Ceará, foram 87 trabalhos inscritos, representando um crescimento de 61% em relação às 54 inscrições registradas em 2023 no estado.
Finalistas
Os trabalhos dos finalistas de todas as categorias estão listados, aqui, em ordem alfabética. Na categoria TEXTO, os finalistas desta edição foram os trabalhos “Da banca para o digital”, do Jornal Diário do Nordeste, “Games como negócios”, do Portal O POVO+ e “O valor do crédito para as mães chefes de família”, do Jornal O POVO.
Na categoria VÍDEO, os três finalistas são as reportagens “Artesanato: tradição de muitas mãos”, da TV Verdes Mares, “Cabras e Carneiros – A moeda que movimenta Tauá”, da Alece TV e “Oportunidades Digitais: Empreender e Incluir”, da TV Jangadeiro.
Os finalistas da categoria ÁUDIO, foram “Da Terra ao Paladar: As Raízes Empreendedoras do Ceará”, da Jangadeiro Band News, “Recomeços: o impacto do empreendedorismo na história das pessoas”, da Rádio O POVO CBN e “Selo Sebrae – o sucesso passa por aqui”, da Rede ANC – A Notícia do Ceará.
Já na categoria FOTOJORNALISMO, os finalistas são os trabalhos “Artesã indígena de Caucaia supera depressão com negócio de bonecas de pano”, do Diário do Nordeste, “O poder de transformação social do empreendedorismo”, do Jornal O Otimista e “O valor do crédito para as mães chefes de família”, do Jornal O POVO.
Fechando a premiação, os finalistas da primeira edição da categoria JORNALISMO UNIVERSITÁRIO são os trabalhos “Coletivo SemHoras incentiva empreendedorismo feminino em Fortaleza” e “Em busca de mais tempo para filhos, mães apostam no empreendedorismo”, ambos apresentados por alunos da Universidade de Fortaleza (Unifor) e o trabalho “Rapadura é doce, mas não é mole”, apresentado por alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Sobre o Prêmio Sebrae de Jornalismo
A premiação é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae Nacional, em parceria com as unidades estaduais da instituição, que se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira.
Nesta edição, os trabalhos inscritos na etapa estadual Ceará do Prêmio foram avaliados por um júri composto por Carlos Viana Freire Júnior, assessor da Diretoria Executiva do Sebrae/CE; Helly Ellery, presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce).
Os três primeiros lugares de cada uma das cinco categorias receberão premiação em dinheiro e certificado. Já o primeiro lugar de cada uma das categorias recebe, ainda, troféu e o direito de representar o estado na etapa regional, que é classificatória para a etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo.
Finalistas em ordem alfabética:
CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO
– “Da banca para o digital”
Veículo: Diário do Nordeste
Representante do trabalho: Ideídes Guedes
– “Games como negócios”
Veículo: Portal O POVO+
Representante do trabalho: Wanderson Trindade
Equipe: Wanderson Trindade, Fátima Sudário e Regina Ribeiro
– “O valor do crédito para as mães chefes de família”
Veículo: Jornal O POVO
Representante do trabalho: Carol Kossling
Equipe: Carol Kossling, Beatriz Cavalcante, Fátima Sudário e Camila Pontes
-
CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO
– “Artesanato: tradição de muitas mãos”
Veículo: TV Verdes Mares
Representante do trabalho: Aline Oliveira
Equipe: Aline Oliveira, Alessandro Torres, Susy Costa, Angélica Ferreira, Lucas Monteiro, Camila Lima, Nilton Alves, Carlos Marlon, Otávio Augusto e Jemmyle Cunha
– “Cabras e Carneiros – A moeda que movimenta Tauá”
Veículo: Alece TV
Representante do trabalho: Janaína Gouveia
Equipe: Janaína Gouveia, Vinicius Augusto Bozzo, Ana Célia de Oliveira, Marcelo Alves, Salomão Costa, Nilson Filho, Daniel Cardoso, Angela Gurgel e Fábio Virgilio.
– “Oportunidades Digitais: Empreender e Incluir”
Veículo: TV Jangadeiro
Representante do trabalho: Aloisio Coelho Coutinho
Equipe: Pamela Marinho, Gutemberg Filho, Aloisio Coelho Coutinho, Alexandre Santos, Tarcisio Ribeiro, Gabriel Parente e Glauber Filho
-
CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO
– “Da Terra ao Paladar: As Raízes Empreendedoras do Ceará”
Veículo: Jangadeiro Band News
Representante do trabalho: Kayo Passos de Lima
Equipe: Kayo Passos de Lima, Iury Costa, Mônica Damasceno, Jefferson Sales, Dina Sampaio e Isabela Martin
– “Recomeços: o impacto do empreendedorismo na história das pessoas”
Veículo: Rádio O POVO CBN
Representante do trabalho: Camila Magalhães
– “Selo Sebrae – o sucesso passa por aqui”,
Veículo: Rede ANC – A Notícia do Ceará.
Representante do trabalho: Janaína Nogueira de Sousa
Equipe: Janaína Nogueira de Sousa, Suely Frota Bezerra e Maximus Vitor Rodrigues
-
CATEGORIA FOTOJORNALISMO
– “Artesã indígena de Caucaia supera depressão com negócio de bonecas de pano”
Veículo: Diário do Nordeste
Representante do trabalho: Fabiane de Paula Souza
– “O poder de transformação social do empreendedorismo”
Veículo: Jornal O Otimista
Representante do trabalho: Edimar Soares
– “O valor do crédito para as mães chefes de família”
Veículo: Jornal O POVO
Representante do trabalho: Júlio Caesar Rodrigues Costa Maciel
-
CATEGORIA JORNALISMO UNIVERSITÁRIO
– “Coletivo SemHoras incentiva empreendedorismo feminino em Fortaleza”
Nome da instituição de ensino: Universidade de Fortaleza (Unifor)
Nome do veículo: TV Unifor
Representante do trabalho: Francisca Amélia Bastos Gomes
Equipe: Francisca Amélia Bastos Gomes e Ana Flávia Viana
– “Em busca de mais tempo para filhos, mães apostam no empreendedorismo”
Nome da instituição de ensino: Universidade de Fortaleza (Unifor)
Nome do veículo: TV Unifor
Representante: Francisca Amélia Bastos Gomes
Equipe: Francisca Amélia Bastos Gomes e Ana Flávia Viana
“Rapadura é doce, mas não é mole”
Nome da instituição de ensino: Universidade Federal do Ceará
Representante do trabalho: Jonathan Borges Ferreira
Equipe: Jonathan Borges Ferreira, Yuri de Lima Pinto, Fernanda Luísa Martins Vasconcelos Filiú e Amanda Mesquita Andrade