ASN CE
Compartilhe

Projeto “Flor do campo” muda a vida de mulheres em São Gonçalo do Amarante

O Projeto reúne capacitações e oficinas voltadas para temas variados como incentivo à atitude empreendedora
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

De rezadeiras a agricultoras. De rendeiras a marisqueiras. De donas de casa a donas de minúsculos negócios. Com perfis diferenciados, mulheres do município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, estão mudando de vida e ampliando seus horizontes a partir do Programa “Flor do Campo”. Idealizado pela secretária de articulação institucional do município, Magnólia Rocha, o projeto, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, e Sebrae Ceará, nasceu com o objetivo de trabalhar o fomento ao empreendedorismo feminino. E assim tem feito, ao longo dos últimos dois meses.

Basicamente, o projeto promove estratégias para o sucesso de futuros empreendimentos a partir de uma trilha empreendedora na área de Gastronomia. Derivado do Programa Território Empreendedor, da CSP e Sebrae Ceará, que chega ao seu 3º ciclo realizando capacitações por meio do eixo estratégico da cultura empreendedora, voltadas para empreendedores formais e informais e priorizando comunidades vizinhas à CSP, o “Flor do Campo” tem por meta a valorização, cuidado, promoção e empoderamento da mulher empreendedora, com apoio do governo municipal de São G. do Amarante.

Trabalhado desde janeiro de 2022, quando começaram as primeiras reuniões, o “Flor do Campo” iniciou suas atividades com 60 mulheres mães, empreendedoras, alfabetizadas de cinco comunidades da Região. Divididas em duas turmas de 30 participantes cada, as oficinas e capacitações acontecem das 18:00 às 21h30min, com intervalo. Ao todo, são 130 horas/aula. As datas e conteúdo do curso e material impresso disponível é enviado no grupo de WhatsApp. E todo material necessário para o curso como material impresso / apostilas, audiovisuais, instrutores, matéria prima, cozinha…tem sido subsidiado pela CSP/Sebrae/Prefeitura.

A trilha de conhecimento específica desenvolvida pelo Sebrae Ceará reúne capacitações e oficinas voltadas para temas variados como incentivo à atitude empreendedora, norteando a maneira como elas devem agir, noções de planejamento de um negócio, como fazer fluxo de caixa, como escolher fornecedores, como aumentar as vendas, como conseguir financiamento, boas práticas na manipulação de alimentos, fabricação de produtos de panificação, doces e salgados, análise de negócios dentro do “Começar bem”, do Sebrae e como ser fornecedor dentro do Programa Compras Governamentais.

-

  • Empreendedorismo feminino
  • melhoria de vida
  • Região Metropolitana de Fortaleza