O Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST) promoveu no último sábado (10) o lançamento da marca “Terra Conquistada” com produtos agroindustriais de cooperativas de assentados rurais do Ceará. O lançamento foi realizado durante a feira cultural da Reforma Agrária, no Centro de Capacitação e Pesquisa – Frei Humberto, em Fortaleza, e contou com a presença do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo e do deputado estadual eleito Missias Dias.
A nova marca irá oferecer aos consumidores polpas de frutas integral de variados sabores, castanhas de caju salgada e natural, carne em diferentes cortes de ovinos e caprinos, leite integral, nata com sal, queijo, requeijão, mel de abelha, derivados da mandioca, entre outros.
As cooperativas que atuam na produção e comercialização no mercado institucional da marca dos produtos industrializados são a Cooperativa Regional dos Trabalhadores Apícolas Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Cooperamel) em Mombaça, a Cooperativa Regional de Produção Agroindustrial Luiz Carlos (Coopalc) em Chorozinho, a Cooperativa Regional dos Assentados de Reforma Agrária do Sertão Central do Ceará (Cooperasc) em Quixeramobim e a Cooperativa Regional dos Assentados/as de Reforma Agrária do Sertão dos Inhamuns (Cooperamuns) em Tamboril.
Todas elas contaram com ações do Sebrae/CE nas áreas gerenciais e tecnológicas, que vão desde o desenvolvimento de catálogo e apoio na certificação de produtos até o auxílio na implantação das agroindústrias do ponto de vista técnico e comercial. A própria marca “Terra Conquista” foi desenvolvida com o apoio das consultorias do Sebraetec.
No total, as ações do Sebrae/CE junto aos cooperados rurais vem beneficiando mais de 1.100 famílias do Sertão Central e do Sertão de Crateús. Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, todas as ações desenvolvidas vêm contribuindo diretamente para a melhoria da produtividade e também das condições de vida e trabalho dos cooperados.
“O processo de estruturação das agroindústrias e agora com a criação da marca possibilita aos cooperados ampliar as oportunidades de mercado, trazendo mais renda e trabalho para estes produtores rurais e suas famílias”, destaca Cartaxo.
O deputado eleito Missias Dias disse que o lançamento da marca “Terra Conquistada” é a realização de um sonho dos produtores rurais do MST. “Esta marca representa o nosso sonho, as nossas conquistas. É a marca da reforma agrária popular. Queremos com ela levar para as pessoas uma alimentação saudável, agroecológica e acessível”.