Flexibilidade e adaptabilidade são condições que caracterizam a modelagem de empreendimentos criativos, possibilitando experimentar e reinventar soluções, produtos e serviços, com base na testagem de ideias e mensuração de resultados em curto ciclo. Esses negócios evoluem com a atual dinâmica mercadológica, mantendo a geração de valor e mirando oportunidades para a consolidação e a longevidade empresarial.
Nesse passo, os empreendedores compreendem os ambientes interno e externo, identificam necessidades e alinham expectativas, buscando assertividade nas decisões. Atuam com a criatividade geradora de lucro por um propósito. Seus negócios, cujos resultados e impactos são verificados com indicadores de desempenho e relacionados a efeitos socioambientais, promovem melhorias nas condições de vida e trabalho e no ecodesenvolvimento dos territórios.
Modelos colaborativos e tecnologia aplicada são marcas desses empreendimentos que, como agentes de mudança, desenvolvem inovação na coletividade, para ultrapassar desafios complexos e gerar desenvolvimento local. Além disso, a articulação com os setores público, empresarial, academia e sociedade civil amplia as oportunidades de negócios, políticas públicas e parcerias destinadas à implantação de equipamentos e infraestrutura, capacitação profissional e empresarial, ações de incentivo e valorização cultural, fortalecendo o ecossistema criativo.
Um exemplo exitoso desse processo é a chancela concedida à capital cearense na Rede de Cidades Criativas da Unesco. Fortaleza é uma Cidade Criativa do Design, evidenciando o reconhecimento internacional das iniciativas de design social, que unem designers e artesãos em projetos colaborativos voltados ao desenvolvimento socioeconômico de comunidades.
Integrar essa rede implica o compromisso contínuo com a valorização da criatividade como elemento propulsor de desenvolvimento, inclusão social e sustentabilidade. Fortaleza, ao evidenciar sua energia criativa e inteligência cidadã, configura-se como exemplo de que cultura, inovação e tradição são matéria-prima do empreendedorismo criativo.
Joaquim Cartaxo – arquiteto urbanista e superintendente do Sebrae/CE
-
-
-