A instituição beneficiada foi o Lar Santa Mônica que atende crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. A instituição é um projeto social da Associação Beneficente dos Agostinianos Recoletos de Fortaleza – ABARF, fundada em 2007, e que é uma organização que promove projetos sociais e de desenvolvimento humano em 19 países, em quatro Continentes.
Na Capital e entorno, diante da dramática situação de vulnerabilidade e violência (principalmente a exploração e abuso sexual), a ABARF se propôs a criar o Lar Santa Mônica, para promover o resgate e cuidado da vida das meninas atendidas mas que ainda precisam de apoio.
A VISITA
Reunidos, o Grupo do Projeto LIDER da Região Metropolitana resolveu escolher justamente essa instituição para dar exemplo de coesão e empatia. Depois da indicação do Lar Santa Mônica, os participantes foram visitar a instituição e ouvir os dramas vividos pelas meninas ali abrigadas e conhecendo de perto as necessidades e a realidade difícil da entidade. Foram tantos relatos emocionantes e tanta comoção, que muita gente chorou.
Mais que isso, saíram de lá ainda mais comprometidos em ajudar. Divididos em quatro grupos, numa das salas do Hotel Praia Centro, em Fortaleza, eles passaram a se organizar em busca de doações para atender à instituição. Foram horas ao telefone ou visitando possíveis doadores, e assim o projeto foi criando forma e força.
Ao final da manhã, planilhas preenchidas e uma sensação de vitória, os grupos apresentaram o esforço de um dia inteiro de trabalho: mais de 100 mil reais doados em roupas, materiais de construção, gêneros de primeira necessidade e, até, aulas de defesa pessoal para diminuir as chance de novos abusos.
Calado, quase sem acreditar no montante arrecadado, Lucílio Souza, representando o Lar Santa Mônica, era pura emoção.
Tendo a frente o articulador Pedro Silva, do Escritório do Sebrae/CE na Região Metropolitana e as técnicas Valdenes Correia e Claúdia Jane, em união com o grupo, já estão preparando, para o dia 24, ações com direito a corte de cabelo, distribuição de objetos de higiene pessoal, participação de dentistas para cuidados com a saúde bucal e conhecimento de movimentos de defesa pessoal. Será uma forma de interação para mostrar às crianças o lado mais humano da vida.
PROGRAMA LIDER
O Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, é um movimento realizado pelo Sebrae e que visa impulsionar o desenvolvimento territorial das regiões brasileiras. Este programa inovador concentra seus esforços na mobilização, integração e preparação de líderes locais, abrangendo representantes do setor público, da iniciativa privada e do terceiro setor.
Com essa metodologia, o LIDER mostra o compromisso do Sebrae em apoiar o crescimento econômico sustentável e a prosperidade das regiões, fazendo com que as lideranças locais assumam o protagonismo das ações e estratégias de desenvolvimento. Com essa abordagem, reforça seu papel como agente de transformação regional, promovendo uma visão integrada e colaborativa para o futuro do desenvolvimento do território.
No caso específico da Região Metropolitana de Fortaleza, o Escritório Regional recebeu a adesão de representantes dos municípios do Eusébio, Aquiraz, Itaitinga, Pacajus, Horizonte, Chorozinho, Guaiuba, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Paracuru, Maranguape e Maracanaú que passaram a integrar o Programa e definir uma Agenda com o que a Região precisa do ponto de vista do grupo.
No mês de junho, metade da turma do Empretec vai ser destinada aos integrantes do LIDER Região Metropolitana