ASN CE Atualização
Compartilhe

Incubadora de Negócios do Sebrae/CE investe na inclusão plural de novos empreendedores

Da turma, três empreendedoras foram selecionadas e terão o acompanhamento próximo e permanente do Sebrae
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Uma parceria entre Sebrae/CE, AVSI/Brasil-Associação Voluntários para o Serviço Internacional do Brasil e ENEL acaba de formar uma turma do Projeto Incubadora de Negócios 2025 que contou com 30 participantes, a maioria mulheres, em situação de vulnerabilidade social. O objetivo da iniciativa foi promover a inclusão plural. O termo “inclusão plural” refere-se à prática de garantir a participação de pessoas com diferentes características, perspectivas e necessidades em um determinado contexto, seja ele social e/ou profissional. É uma abordagem que reconhece e valoriza a diversidade, buscando criar ambientes onde todos se sintam pertencentes e tenham oportunidades iguais de desenvolvimento.

Durante todo o tempo em que durou o processo, os integrantes participaram de oficinas, totalizando 16 horas, debatendo temas sobre: “Como agir de maneira Empreendedora”, “Como conquistar clientes no mercado, conectar e vender” – “Estratégias digitais para negócios” e “Como se formalizar através do programa MEI”. Foram realizadas, ainda, mais duas oficinas de oito horas cada, sobre: “Como transformar minha ideia em modelo de negócio” e “Como elaborar o meu Plano de Negócio”, além de 36 horas de consultoria para validar os planos de negócios dos empreendedores participantes.

O QUE É UMA INCUBADORA DE NEGÓCIOS

Uma incubadora de negócios, como as promovidas pelo Sebrae, é uma organização que oferece suporte a empreendedores para o desenvolvimento de novos negócios. Elas oferecem espaço físico, serviços compartilhados, orientação e treinamento para ajudar empreendedores em estágio inicial a desenvolverem suas ideias. As incubadoras são uma peça fundamental no ecossistema de empreendedorismo, impulsionando o crescimento de pequenos negócios e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

SELEÇÃO INICIAL

Do total de 30 participantes, 12 foram selecionados para validação do Plano de Negócio. Com o plano nas mãos, eles apresentaram suas ideias à uma banca examinadora integrada, também, por um representante da SDE do Governo do Estado. Dos 12, três foram escolhidas, segundo os avaliadores: Amanda Agnes de Queiroz, Christine Heleine Pinto e Wende Neves Rodrigues.

AS SELECIONADAS

Amanda Agnes de Queirós

Christine Heleine Pinto

Wende Neves Rodrigues

As três selecionadas vão receber, agora, o acompanhamento direto do Sebrae, enquanto os 27 restantes receberam certificado e decidiram seguir empreendendo, buscando o apoio do Sebrae/CE para ações de formalização e orientação. Para Valdenes Correia, consultora de Negócios do Escritório Metropolitano do Sebrae/CE, o resultado foi emocionante. “Incrível ver uma ex-moradora de rua trans se desenvolvendo a ponto de decidir investir num salão de beleza. Maravilhoso observar como o empreendedorismo pode mudar vidas e descobrir talentos”, resumiu, emocionada

De acordo com Pedro Silva, articulador do Escritório Regional Metropolitano, a parceria entre o Sebrae e a Enel reforça o compromisso do Sebrae/CE com a inclusão produtiva, a sustentabilidade dos negócios e o fortalecimento do empreendedorismo nas comunidades de Fortaleza.

-Por meio da Incubadora de Negócios, promovemos oportunidades reais de transformação, valorizando a diversidade e estimulando o protagonismo de novos empreendedores. Iniciativas como essa demonstram o poder do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento social e econômico, especialmente para públicos que necessitam de mais oportunidades e apoio para desenvolver seus negócios”, enfatiza, ressaltando que cada uma das três empreendedoras selecionados vão receber um determinado valor para investir em seus negócios, afirma.

-

-