ASN CE
Compartilhe

Hoje é o último dia de inscrições para o 4º Ciclo do Programa Território Empreendedor

Fruto da parceria entre ArcelorMittal e Sebrae/CE, a iniciativa conta com capacitações gratuitas nas áreas de Beleza, Gastronomia e Serviços 
Por Com informações da ArcelorMittal
ASN CE
Compartilhe

Encerram nesta quinta-feira (9/5) as inscrições para as novas turmas do Programa Território Empreendedor no seu 4º ciclo, realizado pela ArcelorMittal unidade Pecém. A produtora de aço e o Sebrae/ CE estão ofertando 120 vagas para os empreendedores e potenciais empreendedores com idade a partir de 16 anos. As vagas são gratuitas e contemplarão moradores dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. Serão disponibilizadas três opções de capacitações: Trilha da Beleza, Trilha da Gastronomia e a Trilha de Serviços em atendimento e técnicas para garçom. O edital pode ser consultado no link https://bit.ly/InscTE2024 e as inscrições podem ser feitas no link https://forms.office.com/e/LbeZ3xCUpQ.

O objetivo do Território Empreendedor é possibilitar o desenvolvimento regional por meio do empreendedorismo. Para a gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da unidade Pecém da ArcelorMittal, Patrícia Colaferro, a iniciativa coopera ativamente com a geração de oportunidades de trabalho e renda, especialmente para mulheres e jovens.

“Queremos ser membros ativos das comunidades próximas à empresa, ampliando sempre as nossas contribuições com a economia local e com a transformação de vidas, inspirando sonhos e capacitando cada pessoa a realizá-los”, afirmou Patrícia.

Nova parceria com o Sebrae/CE

Para este novo ciclo do Território Empreendedor foi assinada uma parceria entre a produtora de aço e o Sebrae/CE para a realização de mais três anos (2024-2026) de investimentos em cursos, palestras, consultorias e workshops para o fortalecimento da cadeia produtiva de serviços locais, contemplando grupos de associações comerciais e empresariais.

Segundo o articulador do Sebrae/CE em Fortaleza e na Região Metropolitana, Pedro Silva, o desejo das duas instituições é o de fortalecer os empreendedores, aumentando a competitividade desses negócios que estão estabelecidos nessas regiões, trazendo também um viés de sustentabilidade para todos os negócios.

“A gente também tem interesse que esse trabalho principalmente inclua socialmente as pessoas que desejam empreender e gerem renda para estimular a participação de todos que desenvolvem atividade empreendedora na região”, ressalta Pedro.

Envolvimento privado e público

Nesta edição, o Território Empreendedor conta com o apoio também da Casa do Empreendedor, da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, e do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação, da Prefeitura de Caucaia ‍(Cateq-SDE). O Fernando Deodoro, gestor de Empreendedorismo da Prefeitura de Caucaia, destaca o grande potencial que há nessa trajetória formativa.

“É para um público que, muitas vezes, é vulnerável, e o programa oportuniza conhecimento e o estímulo para que a pessoa possa seguir com o seu empreendimento e ter sua independência financeira. Como é importante a parceria do poder público com o privado! A ArcelorMittal não atua apenas entre quatro paredes, ela vai além, para mudar a realidade das pessoas no entorno da empresa e dentro do nosso município”, destaca Fernando.

Vidas transformadas

Um exemplo de mudança de vida a partir do conhecimento é a Iris Amaral, de 38 anos, que mora em Pecém. Ela participou da trilha de Gastronomia do Território Empreendedor em julho de 2022.

“Foi uma experiência magnífica, algo transformador para o meu negócio. Passei a ter uma visão totalmente diferente. Aprendi, na prática, técnicas que trouxeram muita evolução para as minhas produções. Apliquei com muita dedicação e, hoje, pra glória de Deus, está acontecendo a colheita mais linda da minha vida. Tenho eterna gratidão por toda a equipe do Território Empreendedor”, conta a empreendedora. Há 4 anos, ela tem o próprio negócio, o Tabita’s Gourmet, com produção diária de sobremesas e dindins gourmet. “Vivemos do nosso negócio, e já somos referência no Pecém como loja de doces”, compartilhou.

Com a Maria da Soledade, de 30 anos, também foi transformador. Ela mora em Guaribas, localidade de São Gonçalo do Amarante, e foi aluna do Território Empreendedor em 2023.

“Estudei, me dediquei, fiz novas amizades e sempre tive o apoio de todos. Cada noite de curso foi maravilhosa. Foi um pouco cansativo, porém, todo o esforço valeu a pena. Agora, levo sempre comigo essa frase: ‘O que ninguém nunca tira de você é o que você aprendeu’. Em cada bolo, pão, brownie, coloco em prática os aprendizados. Só tenho gratidão por essa oportunidade que a ArcelorMittal oferece”, contou.

Treinamento completo

Os participantes do Programa Território Empreendedor receberão instruções em Gestão básica para pequenos negócios; Desenvolvimento pessoal; Formação técnica; Orientação ao crédito; e Técnicas de vendas. Ao todo, são 120 horas de formação em cada trilha. Em 2024, os cursos técnicos ofertados serão os seguintes: Serviços para atendimento em restaurantes e hotéis (técnicas para garçons e preparo de drinques); Técnicas na área da Beleza (maquiagem, manicure, pedicure, designer de barbas e cortes de cabelo masculino); e Gastronomia, com aulas de boas práticas para manipulação de alimento, além da produção de bolos, doces e salgados comerciais.

Serviço
4º Ciclo do Programa Território Empreendedor
Inscrições: até 9 de maio de 2024.
Link do edital: https://bit.ly/InscTE2024
Link das inscrições: https://forms.office.com/e/LbeZ3xCUpQ