ASN CE Atualização
Compartilhe

Empresas cearenses recebem certificação do Sebrae pela excelência da qualidade dos serviços oferecidos

295 empresas de todas as regiões do estado foram premiadas com o Selo Sebrae de Qualidade Empresarial
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Uma verdadeira festa do empreendedorismo cearense marcou nesta terça-feira (21) a entrega do Selo Sebrae de Qualidade Empresarial, realizada no La Maison Buffet, em Fortaleza. Um total de 295 empresas do setor de Serviços de todas as regiões do Ceará foram contempladas com a certificação que reconhece a excelência da qualidade dos pequenos negócios cearenses.

A solenidade contou com as presenças dos diretores do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo ( superintendente), Alci Porto ( diretor técnico) e Reginaldo Lobo ( Administração e Finanças), do presidente da Associação Comercial do Ceará (ACC) e conselheiro do Sebrae, João Porto Guimarães, do secretário do turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira e da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Guerra.

O Selo Sebrae de Qualidade Empresarial é um programa do Sebrae que busca estimular a implantação e a melhoria de sistemas de gestão nas empresas de serviços cearenses, de modo a contribuir para uma maior competitividade, qualidade, inovação e sustentabilidade das mesmas.

Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, a certificação também marca o compromisso das empresas cearenses com a qualidade dos serviços oferecidos ao público. “Este é um programa que a cada ano registra um número maior de empresas participantes. E são justamente as empresas os grandes protagonistas deste processo de qualificação. O papel do Sebrae é ajudá-las nesta jornada”.

Em 2023 o programa teve 418 empresas inscritas de todas as regiões, o que representa um crescimento de cerca de 20% em relação às 350 empresas que participaram no ano passado. Todas elas passaram por um criterioso processo de análise e avaliação do nível de maturidade do Sistema de Gestão das empresas realizado por consultores contratados pelo Sebrae/CE.

Foram analisados mais 100 itens do funcionamento das empresas relacionados aos eixos de Estratégia, Foco no cliente, Operação, Biossegurança, Inovação e Sustentabilidade. Os resultados destas análises foram submetidos aos membros do comitê gestor do programa, formado por representantes de 16 instituições empresariais e do poder público convidadas.

A partir da avaliação das informações, cabe ao comitê gestor definir as empresas aptas a receber o reconhecimento. Os selecionados este ano também foram categorizados conforme a quantidade de pontos conquistados na avaliação. Das 295 empresas que receberam certificação, 59 conquistaram o Selo Prata, 105 empresas receberam o Selo Ouro e 131 empresas o Selo Diamante, a mais alta classificação concedida pelo Sebrae/CE.

O programa

O Selo Sebrae de Qualidade surgiu em 1996 e até o ano de 2023 já atendeu mais de 3.000 empresas em todo o Estado do Ceará. Podem participar, empresas dos segmentos de Alimentação fora do Lar (restaurantes, serviços de buffet, barracas de praia e bares), Lazer, Turismo e Eventos (agências de viagens, hotéis, pousadas e organizadoras de eventos), Saúde e Bem-Estar (salões de beleza, academias de musculação e ginástica, serviços de estética, clínicas, laboratórios e farmácias de manipulação) e Transporte (oficinas de manutenção e reparação automotivas).

Pontuação

Selo Prata – empresas que obtiveram de 60 a 74 pontos no processo de avaliação

Selo Ouro – empresas que obtiveram de 75 a 89 pontos no processo de avaliação

Selo Diamante – empresas que obtiveram 90 a 100 pontos no processo de avaliação.

Selo em números

Empresas vencedoras do Selo por segmento

Agências de viagens – 16 empresas

Alimentação fora do lar – 141 empresas

Organizadoras de eventos – 17 empresas

Hotéis e pousadas – 60 empresas

Oficinas automotivas – 06 empresas

Empresas do segmento de saúde e bem-estar (academias, clínicas, laboratórios e salões de beleza) – 55 empresas

Empresas vencedoras do Selo por região

Cariri – 13 empresas

Centro Sul – 9 empresas

Fortaleza e Região Metropolitana – 102 empresas

Ibiapaba – 28 empresas

Jaguaribe – 12 empresas

Litoral Leste – 15 empresas

Maciço Baturité – 16 empresas

Norte – 47 empresas

Oeste – 40 empresas

Sertão Central – 8 empresas

Sertões de Crateús – 5 empresas

-