Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN CE 05/08/22 às 16:57 Atualização 08/08/22 às 08:16
Compartilhe

Sebrae/CE leva o ensino do empreendedorismo para cerca de 240 mil alunos do Ceará

Por Redação
ASN CE 05/08/22 às 16:57 Atualização 08/08/22 às 08:16
Compartilhe

Com a volta às aulas na última semana, retornam também as atividades do programa de Educação Empreendedora do Sebrae que vem sendo desenvolvido em escolas públicas por todo o estado. A iniciativa vem beneficiando cerca de 240 mil alunos de todas as regiões com conhecimentos que estimulam o protagonismo e contribuem para o desenvolvimento destes estudantes.

Uma das ações do Programa de Educação Empreendedora é o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que em parceria com as Prefeituras Municipais, levam conteúdos e práticas do ensino do empreendedorismo para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Neste ano, o JEPP está sendo aplicado em 858 escolas de 66 municípios do Estado, número que corresponde a uma cobertura de 35% do território cearense.

Isso faz com que o projeto chegue a um total de 220.540 alunos do ensino fundamental, tendo também 4.285 professores capacitados para a aplicar a metodologia. Este número faz com o ensino do empreendedorismo chegue a 17% dos alunos de ensino fundamental nos anos iniciais e 20% dos alunos dos anos finais matriculados em instituições públicas do Estado.

Somente em Fortaleza, são mais de 120 mil alunos de 287 instituições de ensino beneficiados pela parceria do Sebrae/CE com a Prefeitura Municipal, fazendo com que o JEPP chegue a cerca de 56% dos alunos dos anos iniciais e a 82% dos alunos dos anos finais do ensino fundamental matriculados na rede pública de ensino da capital.

Ensino Médio

Outra ação importante na área da educação empreendedora é o Programa Despertar, voltado para alunos do 1º Ano do Ensino Médio, dentro da metodologia dos Projetos de Vida, na disciplina de empreendedorismo. Fruto de uma parceria entre Sebrae/CE e Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), o programa vem beneficiando este ano cerca de 18 mil alunos do ensino médio da rede pública estadual.

O Despertar está sendo aplicado em 132 Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) de 121 municípios do estado, número que corresponde a uma área de cobertura de mais de 65% do território cearense.

Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, estes números expressivos são mais uma prova do compromisso do Estado do Ceará com a educação e o desenvolvimento de crianças e jovens cearenses. “O Ceará é hoje uma referência nacional na educação e estes números mostram também um esforço do Sebrae/CE e dos poderes públicos municipais e estadual em agregar à educação das crianças e jovens cearenses a cultura do empreendedorismo”.

Mais do que promover os primeiros contatos deste público com a temática, segundo Cartaxo, o modelo de educação empreendedora aplicado pelo Sebrae objetiva inspirar e despertar o potencial das pessoas, além de contribuir para o desenvolvimento do Estado. “São jovens que vão sair da escola preparados para os desafios da vida e para contribuir ativamente na construção do desenvolvimento de suas comunidades, de seus municípios e do estado”.

Este sentimento é reforçado pela articuladora da Escola de Negócios do Sebrae/CE e gestora do programa de educação empreendedora da instituição, Mônica Arruda.  “O nosso intuito com o programa de Educação Empreendedora é contribuir com a formação dessa geração futura, desenvolver principalmente os aspectos atitudinais para que eles possam não só considerar a opção de empreender, mas principalmente adquirir as habilidades necessárias para o futuro pessoal e profissional”, destaca.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas