ASN CE
Compartilhe

Ipu lança programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”-JEPP

Doze escolas participam do programa
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

Beneficiando alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos de 12 escolas da rede municipal de Ipu, foi lançado no município o Programa de Educação Empreendedora, “Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Criado pelo Sebrae com o objetivo de incentivar comportamentos empreendedores, de forma a estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura, na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios, a solenidade de lançamento do programa na cidade de Ipu aconteceu na Escola Valdemira Coelho.

Contando com a presença da comitiva do Prefeito Robério Rufino, da área técnica do Escritório Regional do Sebrae Ceará na Ibiapaba, do advogado Adriano Melo, da Secretária de Educação do município, Terezinha Rufino, e de coordenadores, diretores e alunos envolvidos com o Projeto, o lançamento serviu para difundir a importância da iniciativa para o desenvolvimento de uma geração inteira voltada para o crescimento do empreendedorismo e da melhoria econômica de Ipu.

JEPP

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos é voltado não só para o desenvolvimento do comportamento empreendedor entre os estudantes, mas para estimular, também, crianças e adolescentes a aprenderem a planejar e organizar uma ação empreendedora, por meio de um plano de negócios. Em sua metodologia, o JEPP também aborda temas transversais ao longo dos nove anos de curso: como cultura da cooperação, cultura da inovação, ecossuntentabilidade, ética e cidadania. A metodologia é semiaberta, ou seja, permite que o professor faça adaptações no conteúdo, para adequá-lo à realidade local.

No processo de implantação junto às prefeituras, o Sebrae fornece a metodologia e capacita os professores, sem qualquer custo para as instituições de ensino. A formação dos docentes tem duração de 45 horas em turmas de, no mínimo, 15 pessoas. No município de Ipu, a expectativa é de que o programa ajude o avanço do empreendedorismo no município.

“A gestão municipal de Ipu está de parabéns porque esse programa vai estimular o empreendedorismo nas escolas e incentivar os alunos na busca do autoconhecimento, de novas aprendizagens, além de aprimorar o espírito de coletividade. O Escritório Regional do Sebrae na Ibiapaba reconhece a grande responsabilidade que tem em ajudar a criar esse ambiente de aprendizagem, que sensibilize os estudantes a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações. Em Ipu serão mais de 1.500 alunos da rede pública de ensino vivenciando essa metodologia transformadora”, comemora o analista técnico do Sebrae na Região, Johnw Máguilas.

  • Ceará
  • Ipu
  • JEPP