O escritório regional do Sebrae/CE no Cariri realizou na última sexta-feira (13), o evento Conexão Criativa Cariri, na sede da instituição, em Juazeiro do Norte. O encontro reuniu artistas, gestores públicos, lideranças e empreendedores das diversas áreas da Economia Criativa de municípios da região.
Durante o evento, eles tiveram a oportunidade de participar de uma intensa programação de palestras, painéis e momentos de interação, voltados para conectar os segmentos da economia criativa e fortalecer o ecossistema criativo do Cariri.
Para a articuladora do Sebrae/CE no Cariri, Elizângela Andrade, o evento foi um momento de muito aprendizado, que trouxe diversos olhares sobre os diferentes segmentos da economia criativa, como os games, design, cordel, políticas públicas, entre outros. “Foi uma ótima oportunidade para que os nossos empreendedores da região pudessem ver que é possível transformar os desafios em oportunidades, impulsionando o crescimento cultural e econômico do Cariri”.
Programação
Um dos palestrantes do evento foi o superintendente do Sebrae/CE e coordenador do projeto de Economia Criativa do Sebrae no Nordeste, Joaquim Cartaxo. Ele falou sobre o tema “Cangaço e Economia Criativa”, destacando os aspectos simbólicos deste importante momento da história brasileira e de como até os dias de hoje ele contribui para a dinamização do ecossistema da Economia Criativa do país, em especial dos estados da região Nordeste.
Segundo Cartaxo, os símbolos gerados pelo cangaço têm influência na criação de artistas e empreendedores das mais diversas áreas como a literatura, da música, da moda, do artesanato, do design, do audiovisual e da educação, por exemplo, além de também contribuir fortemente para o fomento do turismo em diversas cidades nordestinas.
“A criação de roteiros turísticos históricos, o fortalecimento de produtos artesanais inspirados no cangaço, o cordel, o cinema, a música e as oportunidades para eventos culturais são exemplos de ações que celebram essa herança”, destacou o superintendente do Sebrae/CE.
O Conexão Criativa Cariri contou ainda em sua programação com o painel Empreendedorismo Criativo – Superando Barreiras e Expandindo Horizontes, com o presidente da Câmara Setorial do Desenvolvimento Econômico da Cultura do Ceará, Arison Uchoa, com o cordelista Chico Bruno e com a consultora Indira Guimarães.
O evento também contou com a a apresentação do programa Kariri Criativo, com os professores Rodrigo Ábnner, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Lívia Nogueira, da Universidade Regional do Cariri (Urca). Já o consultor Eduardo Barroso, especialista no programa Rede de Cidades Criativas da Unesco, fez uma palestra sobre o tema “Território Criativos – Uma estratégia de desenvolvimento com foco na cultura”.
Ainda como parte da programação, a analista do Sebrae/MA, Danielle Abreu, fez uma apresentação do Mobiliza São Luiz, movimento protagonizado pelo Sebrae/MA que fomenta a cultura, o turismo e a economia criativa na capital do Maranhão, fortalecendo os empreendedores que atuam nesses segmentos em São Luís.
Desde 2021, o Mobiliza promove compartilhamento de conhecimento e conecta pessoas, de modo a estimular parcerias estratégicas e a ampliar a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos pelos criativos, o que ocorre anualmente durante os nove dias de realização do evento.